Espaço de lazer financiado pelo BRDE atrai turistas em BC


Oceanic pretende atrair 2,5 milhões de turistas O centro de Balneário Camboriú abriga um dos marcos para o turismo da cidade — a Oceanic Atrativos Turísticos, uma das atrações mais modernas do Brasil. O espaço de lazer, que se destaca pela estrutura moderna, atrai milhões de turistas por ano, promovendo educação e entretenimento para todos os públicos. Segundo o sócio-diretor do empreendimento, Kiko Buerger Filho, o objetivo é que ele se torne a maior empresa de turismo do país.
A Oceanic não é apenas um ponto de interesse turístico, mas um pilar para o desenvolvimento sustentável e educacional de Balneário Camboriú. O espaço foi fundado em 2018, através da iniciativa de Kiko, que já possuía 15 anos de experiência no setor do turismo.
Após fundar a empresa, o primeiro atrativo pré-inaugurado, em dezembro de 2019, foi o Oceanic Aquarium. Ao todo, são 140 espécies de animais disponíveis para visitação no local — entre eles, lontras, jacarés, sucuris, pinguins, aves, tubarões, e uma variedade de peixes. Eles estão distribuídos em 30 habitats, entre tanques de água doce e salgada.
— A obra foi totalmente sustentável, feita em nove meses. Hoje, o aquário tem projetos de suporte para pesquisas e conservação de espécies. Chamamos esse modelo de turismo de Edutainment (educação+entretenimento) — afirma o sócio diretor.
Kiko conta que ele e os sócios, um grupo de entusiastas em turismo, viram em Balneário Camboriú um grande potencial para investir em atrações turísticas. A ideia, conforme ele conta, seguiu uma tendência de outros destinos turísticos litorâneos, que já possuem aquários.
Espaço contempla 5 atrações
Atualmente, o Grupo Oceanic cresceu e passou a contemplar cinco atrações em Balneário Camboriú — o pioneiro Oceanic Aquarium (2019), o Classic Car Show (2020), a Aventura Pirata (2021), a Aventura Jurássica (2023) e o Space Adventure (2024). Segundo a empresa, a média de abertura foi de uma nova atração a cada dez meses.
Em 2021 o Consórcio Reserva Parques, do qual o Grupo faz parte com outras cinco empresas, venceu a licitação público privada em São Paulo e passou a administrar dois espaços — o Zoo SP, maior da América Latina, e o Jardim Botânico. Outros empreendimentos também foram feitos em Canela (RS). Somando todas as atrações, o Consórcio conta com quase mil colaboradores.
Segundo a Oceanic, a expectativa é receber 2,5 milhões de visitantes no espaço em 2024, tanto brasileiros quanto turistas de todos os países. Agora, a empresa se prepara para melhorar cada vez mais a experiência de todas as pessoas que passam pelo espaço.
— O foco é sempre aprimorar as atrações já existentes, aperfeiçoar as experiências para os visitantes, com o que há de melhor e mais moderno no país e no mundo. Somos apaixonados por Santa Catarina, acreditamos que o estado é um dos maiores potenciais turísticos na América do Sul, e por isso, investimos bastante no estado — comenta o sócio-diretor.
Aporte do BRDE foi fundamental
Um dos parceiros na construção da Oceanic foi o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que desde o início da história, ajudou a financiar parte dos investimentos. Com a parceria, de acordo com Kiko, foi possível dar continuidade às construções, já que elas têm altos custos.
— Com o aporte parcial do BRDE, continuamos proporcionando entretenimento, diversão e educação para Balneário Camboriú. As iniciativas colaboraram para fazer girar a economia da cidade, como a rede hoteleira, gastronomia e comércio, além de gerar emprego e renda — afirma.
O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, afirma que os recursos financiados pelo banco têm contribuído com o fortalecimento dos empreendimentos turísticos no Sul do Brasil.
— O BRDE tem um protagonismo já reconhecido no apoio ao turismo e na presença junto aos recursos via Fungetur. Somos um dos maiores repassadores de recursos do fundo entre as entidades financeiras credenciadas. O financiamento permite que os empreendedores ganhem ainda mais condições de colocar em prática seus projetos — destaca Kleinübing.
Para saber mais sobre as linhas de crédito do BRDE, acesse o site.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.