Retrospectiva: quem são os famosos que morreram em 2024

O ano de 2024 foi difícil para o universo artístico brasileiro. Ao todo, mais de 20 famosos de áreas diferentes morreram no decorrer do ano e o Brasil ficou de luto algumas vezes. Silvio Santos morreu aos 93 anos em um sábado de agosto e uniu todas as emissoras de televisão em transmissões sobre a perda do grande ícone da televisão brasileira.

Além dele, Cid Moreira também morreu, aos 97 anos, e deixou saudade em gerações diferentes, seja naqueles que acompanharam o jornalista na bancada do Jornal Nacional ou para quem acompanhou o narrador desvendando os mistérios de Mister M, no Fantástico.

Relembre quais famosos morreram este ano:

Silvio Santos

O apresentador Silvio Santos morreu no dia 17 de agosto, aos 93 anos. O apresentador estava internado no hospital Albert Einstein desde o início de agosto e, em nota de pesar, o hospital disse que o apresentador morreu às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). A morte do apresentador mexeu tanto com a comunicação brasileira que até as emissoras de TV, como a TV Globo, lamentaram a perda do ícone.

Famosos e fãs de Silvio Santos não puderam se despedir do apresentador em um velório, o que foi anunciado pela família Abravanel em um comunicado oficial: “Ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”, explicava a nota.

Caçulinha


Caçulinha, músico do Domingão do Faustão, morreu aos 86 anos • Reprodução/Rede sociais

O músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido popularmente como Caçulinha, morreu na madrugada do dia 5 de maio, aos 86 anos, em São Paulo. O maestro ficou conhecido nacionalmente por participações no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, e pela criação de trilhas sonoras para a emissora, mas também dedicou a vida à MPB, com mais de 30 discos gravados.

Ilva Niño


Ilva Ninõ participou de “Malhação”, 2016 • Divulgação/TV Globo

A atriz pernambucana Ilva Niño morreu aos 89 anos no dia 12 de junho, e ficou eternizada pelo sucesso em diversos trabalhos na teledramaturgia brasileira, como as personagens que interpretou em novelas como “Roque Santeiro” e “Senhora do Destino”. Com mais de 50 anos de trabalho como atriz, Ilva acumulou folhetins na carreira desde a década de 1970. Ela chegou a dar vida a personagens de empregada doméstica, cangaceira, governanta.

Chrystian

O cantor Chrystian, da dupla sertaneja “Chrystian e Ralf”, morreu aos 67 anos na noite do dia 19 de junho, após ser internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. O cantor sertanejo foi diagnosticado com um rim policístico – distúrbio no qual cistos se desenvolvem nos órgãos – e internado em fevereiro deste ano para realizar um transplante de rim. No entanto, a cirurgia foi adiada após surgirem imprevistos nos exames pré-operatórios.

Emiliano Queiroz

O ator Emiliano Queiroz morreu no dia 4 de outubro, aos 88 anos. Conhecido por seu papel de Dirceu Borboleta de “O Bem-Amado”, o artista estava internado há 10 dias no Rio de Janeiro, em função de ter colocado três stents no coração. Com mais de 70 anos de carreira, o artista estreou no teatro aos 15 anos e era contratado da TV Globo, desde a sua inauguração.

Fabio Arruda

O consultor de estilo Fábio Arruda morreu no dia 7 de setembro, aos 54 anos. A notícia foi confirmada pela sua melhor amiga, Vanessa Palazzi, e pelo médico do apresentador, Roberto Zeballos, por meio das redes sociais. Zeballos explicou que o apresentador havia passado por um cateterismo por conta da obstrução de uma artéria. “Detectamos uma artéria que estava em estado crítico e por conta disso indiquei um cateterismo”, lamentou.

Nahim

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior foi encontrado morto, aos 71 anos, em sua casa na madrugada do dia 13 de junho, em Taboão da Serra, em São Paulo. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a Polícia Militar o encontrou sozinho em sua casa depois de cair de uma escadaria. Um dos momentos que mais chamaram a atenção do público foi que o caixão do cantor foi colocado próximo ao chão durante o velório, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O motivo foi um pedido especial dele: para que os cachorros pudessem vê-lo.

João Carreiro

O cantor sertanejo João Carreiro morreu no dia 3 de janeiro, aos 41 anos, após passar por uma cirurgia no coração. A informação foi confirmada no perfil oficial do artista no Instagram. João não resistiu a complicações durante um procedimento para colocar uma válvula no coração. A esposa do cantor, Francine Caroline, chegou a postar vídeos e comentários nas redes sociais quando o marido ainda estava na sala de cirurgia.

José Santa Cruz

O ator, humorista e radialista José Santa Cruz morreu aos 95 anos, no dia 26 de abril, e era considerado um dos maiores dubladores brasileiros. Dentre seus principais personagens está Magneto, dos X-Men, Dino, da Família Dinossauro, e Hagrid, de Harry Potter. Ao longo de sua carreira, o multiartista passou por programas como A Praça é Nossa e Zorra Total.

Jacqueline Laurence


A atriz Jacqueline Laurence na novela “Senhora do Destino”, da TV Globo • Divulgação/TV Globo

A atriz Jacqueline Laurence morreu aos 91 anos, no dia 17 de junho, no Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a artista deu entrada no Hospital Municipal Miguel Couto em 13 de junho, mas não foram revelados detalhes do caso, que são restritos aos familiares. Apesar de ter nascido em Marselha, na França, Jacqueline veio ao Brasil ainda jovem e se consagrou na carreira como atriz, onde interpretou papéis de mulheres sofisticadas e requintadas, em sua grande maioria.

Jandira Martini


Atriz Jandira Martini morre aos 78 anos. • Reprodução/Instagram

A atriz Jandira Martini morreu aos 78 anos no dia 30 de janeiro e o comunicado da morte foi feito nas redes sociais pelo ator e diretor Marcos Caruso, amigo da artista de longa data. A artista ficou conhecida por papéis em novelas da TV Globo, como “O Clone” e “Caminho das Índias”. A causa da morte não foi divulgada, assim como as informações sobre velório e enterro. Nas redes sociais, fãs e internautas lamentaram o falecimento.

Paulo Cesar Pereio

O ator Paulo César Pereio morreu aos 83 anos, no dia 12 de maio, e foi um dos nomes históricos do cinema brasileiro. Ele havia sido levado a um hospital do Rio de Janeiro durante a madrugada, em estado grave. O ator e diretor tratava uma doença hepática em estágio avançado. Ele foi casado com a atriz e apresentadora Cissa Guimarães, que lamentou a morte do pai de seus filhos. Eles foram casados entre 1976 e 1990. A informação da morte foi confirmada pelo também ator Stepan Nercessian, que administra o Retiro dos Artistas, onde Pereio morava desde 2020.

Sergio Mendes

O músico Sergio Mendes morreu no dia 5 de setembro, aos 83 anos, e o motivo da morte não foi revelado. Além de ser um dos artistas brasileiros de maior sucesso internacional de todos os tempos, Mendes gravou, ao todo, 35 álbuns, já foi indicado ao Oscar e ganhou um Grammy e dois Grammys latinos ao longo de sua carreira. Ele era autor de que “Mas Que Nada”, escrita por Jorge Ben, e que se tornou a primeira música, cantada inteiramente em português, a atingir o top 5 na parada pop da revista Billboard nos Estados Unidos.

Anderson Leonardo

O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu no dia 26 de abril, no Rio de Janeiro, onde estava internado em um hospital particular. Aos 51 anos, o artista tratava desde 2022 um câncer inguinal, um tipo raro de tumor que afeta toda a região da virilha. Anderson havia sido internado uma primeira vez no fim de fevereiro deste ano, e recebeu alta no dia 19 de março. Porém, ainda no fim de março, precisou voltar ao hospital. No início deste mês ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratar de um quadro de insuficiência renal.

Thommy Schiavo

O atorThommy Schiavo morreu aos 39 anos no dia 20 de julho ao se desequilibrar e cair da sacada do prédio em que morava, em Cuiabá, segundo confirmou a Polícia Civil. Um vídeo da queda mostra o artista tonto instantes antes do acidente. Schiavo ficou conhecido, principalmente, por interpretar o peão Zoinho no remake da novela “Pantanal”, de 2022. Ele protagonizou a cena de um beijo gay, um dos poucos da teledramaturgia brasileira, com o ator Silvero Pereira no último capítulo do folhetim.

João Rebello

O ex-ator mirim da TV Globo João Rebello Fernandes, de 45 anos, foi assassinado a tiros na noite do dia 24 de outubro, em Trancoso, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, o artista foi surpreendido por homens em uma motocicleta que se aproximaram e atiraram contra ele à queima-roupa. As investigações comprovaram que João foi morto por engano. Ele atuou em novelas como “Cambalacho” (1986), “Bebê a Bordo” (1989), “Deus nos Acuda” (1992), “Vamp” (1991), “Vira-Lata”, (1996) e “Zazá” (1997).

Ziraldo

O cartunista, desenhista, escritor e jornalista Ziraldo, criador dos clássicos personagens infantis “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, morreu no dia 6 de abril, aos 91 anos. Segundo informações dadas pela família, ele faleceu enquanto dormia em sua residência, no Rio de Janeiro. Ziraldo foi responsável por marcar gerações com suas histórias infantis. Ele também foi um dos criadores do jornal “O Pasquim”, nos anos 1960, um dos principais jornais da época.

Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu no dia 4 de novembro, aos 86 anos, após sofrer uma queda em casa. Ele deixou dezenas de álbuns de estúdio e participações em novelas e programas de televisão. O carioca foi levado ao Hospital HSanp, localizado no bairro de Santana, onde ele morava. O artista estava acompanhado de um cuidador da família. Ele estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. De acordo com a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar.

Cid Moreira

O jornalista e locutor Cid Moreira morreu na manhã do dia 3 de outubro, aos 97 anos, no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo a unidade, o apresentador estava internado havia 29 dias. A causa da morte, segundo o hospital, foi “insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos”. Ele foi dono de vários bordões que são lembrados até hoje. Conforme o Grupo Globo, o apresentador esteve à frente do Jornal Nacional por 26 anos, desde a estreia do noticioso, em setembro de 1969.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Retrospectiva: quem são os famosos que morreram em 2024 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.