Lenda do ciclismo, belga campeão olímpico morre aos 90 anos

O grande ciclista belga Rik Van Looy, primeiro a vencer todas as cinco corridas Monuments, morreu aos 90 anos, informou a federação de ciclismo da Bélgica nesta quarta-feira (18).

Van Looy, conhecido como o “Imperador de Herentals”, foi um especialista nas provas clássicas de um dia nas décadas de 1950 e 1960, ganhando oito Monuments ao todo, ao mesmo tempo que ganhou uma medalha de ouro olímpica nos Jogos de Helsinque 1952.

O belga, que também venceu o campeonato mundial de corridas de rua em 1960 e 1961, foi o primeiro a vencer todos os cinco monumentos: Milão-San Remo, Volta à Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia.

“A Bélgica perdeu um dos seus ícones do ciclismo. Rik Van Looy faleceu aos 90 anos”, afirmou a Federação Belga de Ciclismo em comunicado.

“O Imperador de Herentals venceu mais de 450 corridas, incluindo vitórias nos cinco monumentos do ciclismo.”

Desde Van Looy, apenas mais dois ciclistas venceram todos os clássicos dos Monuments: os belgas Eddy Merckx e Roger De Vlaeminck.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lenda do ciclismo, belga campeão olímpico morre aos 90 anos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.