Projeto Inter 2 responde desafio crucial da mobilidade, diz secretário

Projeto Inter 2 responde desafio crucial da mobilidade, diz secretário

Uma audiência pública discutiu as obras do Novo Inter 2, em Curitiba, nesta terça-feira (17). Segundo a Prefeitura, 184 pessoas assinaram as listas de presença do encontro. A audiência foi proposta por vereadores e abordou, em especial, questões ambientais e sociais.

Uma das divergências centrais envolve a construção de um miniterminal, no local onde atualmente está a estação-tubo Santa Quitéria. Integrantes do movimento S.O.S Arthur Bernardes participaram da audiência.

O grupo defende que, ao invés de um miniterminal, a estrutura seja substituída por duas novas estações-tubo. Outro questionamento diz respeito ao corte de árvores. O movimento calcula que a área permeável do Parque Linear pode ser reduzida em 30%, na Avenida Arthur Bernardes.

A Prefeitura de Curitiba reforçou que tem feito estudos para reduzir os impactos dos cortes de árvores, no chamado Eixo de Animação. A estrutura prevê espaço exclusivo para o lazer, a convivência e a prática de esportes.

LEIA TAMBÉM

  • Motoristas já enfrentam grande fluxo nas rodovias do Paraná

Durante a reunião, o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, destacou que o Projeto Inter 2 responde a um desafio crucial para a mobilidade urbana de Curitiba: oferecer transporte coletivo de qualidade para que o morador opte por deixar o carro em casa, usando uma frota elétrica para redução da emissão de poluentes e melhoria da qualidade do ar e outros efeitos alinhados à sustentabilidade.

A administração municipal lembrou que, desde 2019, a Prefeitura de Curitiba divulga as propostas para Ampliação da Velocidade e Capacidade da Linha Direta Inter 2. Antes da assinatura do contrato, foram realizadas quatro audiências públicas presenciais, em outubro de 2019.

Em 2022, uma consulta online permaneceu ativa por 60 dias e ouviu a opinião de mais de duas mil pessoas de toda a cidade sobre o projeto. O Novo Inter 2 impacta 28 bairros, em uma área de influência de 580 mil moradores.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Informações: Cleverson Bravo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.