Bivar diz que cúpula do União Brasil está ligada a escândalo envolvendo Rei do Lixo

O deputado federal Luciano Bivar (PE), ex-presidente do União Brasil, disse à CNN que integrantes da cúpula do partido estão “diretamente ligados” à organização criminosa que, segundo a Polícia Federal, fraudava licitações para desviar recursos de emendas parlamentares desvendada na Operação Overclean.

Até agora, a investigação cita pessoas próximas ao senador Davi Alcolumbre (AP) e ao deputado Elmar Nascimento (BA). Os dois negam qualquer participação no esquema.

“A milícia do Rio [de Janeiro] é trombadinha diante dessa organização”, completou. Um dos 17 presos no esquema é o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”.

Membro da direção do União Brasil, segundo apurou a CNN, ele foi colocado no cargo pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, de quem é próximo. “Acho que ele era um laranja muito bem remunerado”, apontou Bivar.

De acordo com as investigações, Marcos Moura possui um avião compartilhado com a irmã do ex-prefeito, Renata Magalhães. Ela não foi alvo da operação da Polícia Federal.

O relatório que resultou nas prisões e em 42 mandados de busca e apreensão diz que a organização atuava na Bahia, Goiás, Amapá, Rio de Janeiro e Tocantins. No entanto, uma planilha apreendida lista contratos em 12 estados.

“O resultado das buscas e apreensões está sob sigilo. Mas está claro que esse é um esquema nunca visto antes, porque envolve prefeito, ex-prefeito, governador, deputado e uma série de outros agentes públicos”, afirmou Bivar.

A CNN tenta contato com ACM Neto e com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.

Destituição

Diante desses fatos, Bivar avalia entrar na Justiça para destituir a executiva do União Brasil. “O partido está absolutamente esfacelado”, diz.

O atual presidente Antônio Rueda assumiu o posto depois de uma queda de braço com Bivar no início do ano. Antigos aliados, os dois trocaram acusações que foram desde o furto de dólares até o incêndio na casa de praia de um deles.

Atualmente, a legenda enfrenta um novo racha interno. A eleição para escolha do novo líder do partido na Câmara, que ocorreria nesta semana, precisou ser adiada para fevereiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bivar diz que cúpula do União Brasil está ligada a escândalo envolvendo Rei do Lixo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.