Ratinho Jr. à CNN: Sem preocupação fiscal, governo Lula afugenta investidores

Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governo Lula (PT) “afugenta investidores internacionais” ao, em sua avaliação, não demonstrar “preocupação” com a situação fiscal do país.

“O que incomoda é [o governo federal] não apresentar um projeto de demonstração de preocupação com o caixa e a questão fiscal do país”, declarou Ratinho Jr. em entrevista ao Bastidores CNN, nesta quinta-feira (19).

A fala do governador vem em meio às discussões sobre o pacote fiscal apresentado pelo governo no final de novembro, que está sendo debatido e votado no Congresso.

Desde sua apresentação, em meio ao anúncio de um projeto para ampliar da faixa de isenção do Imposto de Renda, o pacote tem sido criticado pelo mercado financeiro, que o enxerga insuficiente para solucionar o problema das contas públicas.

As medidas têm sofrido resistência até da base parlamentar do PT. Na Câmara, também houve desidratação de trechos que limitavam supersalários no setor público, visavam restringir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e limitavam os aportes ao Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Projeção do Tesouro Nacional prevê um déficit primário nas contas públicas até, pelo menos, 2026 – último ano do atual mandato do presidente Lula.

“Chegamos nesse déficit e nessa insegurança econômica, pois, em 2022, quando nem havia tomado posse, o governo havia apresentado uma proposta para ampliar em R$ 200 bilhões o gasto do orçamento do país”, afirmou Ratinho Jr, em referência à PEC do Estouro.

“Já foi um sinal muito ruim para o setor macroeconômico do país”, acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ratinho Jr. à CNN: Sem preocupação fiscal, governo Lula afugenta investidores no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.