Som do filme ‘Ferrari’ ganha vida com microfones Sennheiser

Especialista em gravações autênticas de carros para filmes, simuladores e jogos, o britânico Chris Jojo utilizou uma combinação de equipamentos da Sennheiser para capturar os sons de “Ferrari”, filme dirigido por Michael Mann. Entre estes, o microfone de grande diafragma MD 421-II, o AMBEO VR Mic, transmissores sem fio evolution plug-on e receptores EK 6042, para criar a paisagem sonora detalhada da produção. A obra, que aborda um momento crucial na vida de Enzo Ferrari, foi indicada a diversos prêmios de design de som.

Ambientado em 1957, durante a Mille Miglia, uma corrida de resistência de 1.000 milhas em estrada aberta, o filme exigiu a captura de sons de veículos históricos. Para isso, Jojo recorreu à sua vasta experiência em uma área altamente técnica. “Todos os microfones que uso a bordo, assim como os chicotes e cabos, são tratados contra fogo e protegidos com coberturas e carcaças feitas sob medida. Com carros de corrida, especialmente motores de alta cilindrada e pressão sonora, o calor tolerado pode ser significativo. Para motores, prefiro microfones de cápsula de diafragma maior, conectados via cabos modulares, em vez de lapelas, mas isso depende do espaço e dos pontos de ancoragem disponíveis no compartimento do motor.”

Jojo também destacou os desafios técnicos do uso de cabos em ambientes extremos: “Os cabos de lapelas e extensores são frágeis e podem se deteriorar com uso prolongado. Caso uma porta se feche sobre eles ou sejam puxados acidentalmente, são inutilizados. Prefiro cabos XLR de 6 mm, que terminam em conectores XLR de perfil baixo, proporcionando maior durabilidade.”

Para capturar o som dos escapamentos, Jojo utilizou o Sennheiser MD 421-II, conhecido por suportar altos níveis de pressão sonora e oferecer uma resposta transiente precisa. Ele também empregou o receptor EK 6042 e transmissores evolution wireless série 500, fundamentais para gravar os canais de escape dos veículos. Já para captar o ambiente sonoro do habitáculo, do ponto de vista do piloto, o AMBEO VR Mic foi o escolhido, graças à sua capacidade de registrar o espaço sonoro com precisão.

“O processo de gravação sempre me fascinou, desde a época das fitas até as atuais gravações digitais de 32 bits. Registrar o som de carros icônicos como o Ferrari 801 e o Lancia-Ferrari D50A foi algo extraordinário. O MD 421-II se destacou ao capturar a intensidade e a clareza da faixa média. Em termos de resposta transiente, é um dos melhores microfones de bobina móvel que já usei”, concluiu Jojo.

Site relacionado: https://sennheiser.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Som do filme ‘Ferrari’ ganha vida com microfones Sennheiser apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.