82 escolas estaduais terão gestão terceirizada; veja as empresas

82 escolas estaduais terão gestão terceirizada; veja as empresas

Oitenta e duas escolas estaduais do Paraná terão a gestão terceirizada após decisão da Secretaria de Estado de Educação (Seed). A ata de homologação do projeto Parceiro da Escola foi publicada na quinta-feira, 19. Do total, 70 unidades tiveram a adesão ao modelo decidida pela própria Seed. Elas faziam parte do grupo de 83 instituições que passariam por análise após a consulta pública não atingir o quórum mínimo de 50% mais um.

De acordo com a Secretaria, nestes locais, a decisão considerou critérios técnicos, como ausência de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou avaliações abaixo da média estadual, além da frequência escolar menor do que 85%. Outras duas são as escolas onde o projeto já ocorre em formato piloto, além de dez que aprovaram o modelo em consulta pública.

A implementação está prevista para janeiro, como explica o secretário estadual de Educação, Roni Miranda.

Três das nove instituições de ensino privadas credenciadas via chamamento público vão gerir as escolas estaduais. Elas foram divididas em lotes. O secretário da pasta afirma que todo o processo foi executado com transparência.

O grupo educacional Apogeu será responsável pela gestão de 15 escolas estaduais. A Tom Educação assumirá a gestão de 31 unidades com apoio do grupo Positivo e da Rede Decisão de São Paulo. Outras 34 escolas da rede estadual ficarão sob a responsabilidade do Grupo Salta.

Reportagem: Bárbara Hammes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.