Quadrilha cria site, se passa por empresa de energia do Amapá e emite boletos falsos


Golpe foi aplicado na região Norte e Nordeste. No Amapá, seis pessoas já foram identificadas como vítimas.  Caso foi acompanhado pela 9ª Delegacia de Policia de Macapá
Polícia Civil/Divulgação
Nesta sexta-feira (20) um grupo que se passava pela Concessionária de Energia CEA Equatorial e emitia falsos boletos no Amapá e em outros estados da região Norte e Nordeste foi indiciado pela Polícia Civil. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com a polícia, para enganar as vítimas, os acusados criaram um domínio eletrônico semelhante ao da empresa de energia que atua na região onde o crime estava sendo praticado. 
Ainda segundo a polícia, após a criação do domínio, um serviço de anúncio era contratado, isso para que os usuários tivessem acesso ‘fácil’ ao site. Com a ‘propaganda’ os acusados buscavam passar credibilidade às vítimas. 
Golpe do falso boleto de energia
Polícia Civil/Divulgação
Sobre o golpe 
Ao entrar no site, os consumidores emitiam os falsos boletos. De posse dos documentos, as vítimas então faziam os pagamentos, imaginando que estavam pagando o consumo mensal do serviço. 
O golpe só era descoberto quando os funcionários da empresa de energia iam realizar o ‘corte’ do fornecimento do serviço, já que o pagamento não havia sido realizado, de fato. 
O delegado Nixon Kenedy, responsável pelas investigações, informou que pelo menos três pessoas estavam por trás da quadrilha. Já em relação às vítimas, seis já foram identificadas no Amapá, mas Kenedy destaca que o número é maior. 
“Nesse inquérito, até o momento identificamos seis pessoas, mas sabemos que esse número é bem maior, são dezenas, já que eles também atuavam no Pará e no Maranhão”, detalhou. 
A polícia detalhou ainda que os valores das contas variavam, durante as investigações foram encontrados pagamentos que iam de R$ 81 até R$ 1 mil. 
PIX eram feitos para contas de pessoas físicas
Polícia Civil/Divulgação
O delegado alerta os consumidores para sempre analisar os dados do destinatário, se a conta for de uma pessoa física, a orientação é não realizar a transferência. Segundo a polícia, as empresas nunca usam esse tipo de conta.
Dicas da CEA Equatorial
Os clientes devem ficar atentos na hora do pagamento das contas de energia. Para realizá-lo somente pelos meios oficiais: Qr Code do Pix que vem descrito na própria conta; internet banking, casas lotéricas e bancos; site oficial da distribuidora; maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Vale ressaltar que os colaboradores da Equatorial jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chaves pix.
Canais Digitais
Cabe alertar ainda que é muito importante que os clientes jamais coloquem seus dados em ambientes que não sejam seguros. Para isso, ao acessar o site da CEA Equatorial, por exemplo, deve-se evitar a utilização de mecanismos de busca e digitar, diretamente no navegador, o endereço www.equatorialenergia.com.br; é necessário observar o domínio equatorialenergia.com.br e não acessar sites com endereços diferentes do indicado pela empresa.
É importante também verificar se endereço permanece o mesmo após o acesso, e se há o indicativo de página segura. Além do mais, o único número da Assistente Virtual Clara é o (96) 3082-2949.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.