Campeão do mundo pela Inglaterra em 1966 morre aos 88 anos

George Eastham, membro da seleção inglesa campeã da Copa do Mundo de 1966, morreu aos 88 anos nesta sexta-feira (20), informou o Stoke City, seu ex-clube.

Filho do ex-jogador da seleção George Senior, o meia-atacante Eastham jogou por Newcastle United, Arsenal e Stoke na primeira divisão da Inglaterra em uma carreira profissional de duas décadas, e somou 19 partidas pela equipe nacional.

Conhecido pelo seu pé esquerdo letal e pela criatividade, Eastham é uma lenda no Stoke City, tendo marcado o gol da vitória na final da Copa da Liga de 1972, ajudando o clube a conquistar o seu primeiro grande troféu com a vitória por 2 a 1 sobre o Chelsea.

Eastham fez 194 jogos na liga pelo Stoke ao longo de oito temporadas e dirigiu o clube em 1977 e 1978.

O jogador nascido em Blackpool também é lembrado por sua cruzada contra o antigo sistema de “retenção e transferência”, que permitia a um clube manter o registro de um jogador como forma de forçá-lo a permanecer.

Quando o contrato de Eastham com o Newcastle expirou em 1959, ele fez greve por oito meses para forçar o clube a deixá-lo assinar com o Arsenal.

Eastham também moveu o Tribunal Superior contra o sistema de “retenção e transferência”, onde um juiz o considerou irracional, levando a grandes reformas no mercado de transferências britânico e ao estabelecimento de um tribunal para lidar com disputas.

Ele recebeu o prêmio de “Oficial da Ordem do Império Britânico” (OBE) em 1973 por seus serviços prestados ao futebol.

Os jogadores do Stoke usarão uma faixa preta em sinal de respeito por Eastham quando visitarem o Sheffield Wednesday neste sábado (21), pela Championship, disse o clube.

“A família do Stoke City Football Club está imensamente triste com o falecimento da lenda do clube George Eastham… nossos pensamentos estão com a família e amigos de George neste momento difícil”, acrescentou o comunicado.

O Stoke também prestará homenagem a Eastham no jogo em casa contra o Leeds United, no Boxing Day.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Campeão do mundo pela Inglaterra em 1966 morre aos 88 anos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.