Corpos ainda serão removidos do local de acidente em Gramado, diz governador

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se pronunciou nas redes sociais sobre a queda do avião em Gramado, que deixou ao menos nove mortos, na manhã deste domingo (22), e afirmou que máquinas estão sendo deslocadas para auxiliar na retirada dos corpos das vítimas do acidente, além dos destroços da aeronave.

O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias e as informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e casas. Segundo o governador, em última atualização, as informações preliminares também apontam que foram identificadas 14 vítimas e nove ocupantes da aeronave.

“Os hospitais estão atendendo as pessoas atingidas. Infelizmente, duas delas parecem estar em estado grave por conta de queimaduras”, disse Leite. O governador também afirma que se trata de uma situação que exige cuidado e cautela para a remoção da estrutura da aeronave, a fim de evitar o “colapso da área”, que ainda apresenta instabilidade.

Acidente

O avião caiu em Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações levantadas pela CNN apontam que a situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro. A aeronave sairia de Gramado e iria para Jundiaí, interior de São Paulo.

Nota – FAB

Neste domingo (22/12), investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar a Ação Inicial de uma ocorrência envolvendo uma aeronave sem identificação de matrícula até o momento em Gramado (RS).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Nota – Infraero

Em relação ao acidente aéreo ocorrido neste domingo, 22/12/24, na cidade de Gramado (RS), a Infraero esclarece que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.

As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento.

Nota – Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.

No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.

Vídeo mostra a queda

Um vídeo mostra o momento da queda da aeronave. Nas imagens, é possível ver o momento da explosão do avião após o choque com casas e com uma loja.

Vídeos mostram decolagem

Outros vídeos mostram o momento da decolagem do avião. Assista:

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Corpos ainda serão removidos do local de acidente em Gramado, diz governador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.