Emissão de licenciamentos ambientais aumenta no Paraná

Emissão de licenciamentos ambientais aumenta no Paraná

Quase duas mil licenças ambientais foram emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT) para novos negócios no Paraná nos primeiros 10 meses de 2024. Ao todo, foram 1.938 – número que representa uma alta de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Das novas autorizações, a maior parte corresponde às chamadas Licenças Prévias (LP), que permitem o início da implementação dos empreendimentos, enquanto 683 são Licenças de Instalação (LI), que validam o começo da fase de obras.

Entre os motivos para alta, de acordo com o governo estadual, está o chamamento de mais de 240 servidores para o IAT. O órgão é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O gestor da pasta, Everton Souza, ressalta, além da contratação dos profissionais, a transformação digital no processo.

  • Unidades de Conservação do Paraná fecham temporariamente

Neste ano, o Paraná sancionou uma lei que flexibiliza a emissão de licenciamentos ambientais após aprovação na Assembleia Legislativa. O secretário de Desenvolvimento Sustentável também frisa que a autorização para novos empreendimentos fomenta a economia do estado.

Entre as autorizações de destaque em 2024 estão a licença para obras da primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil, na unidade da empresa Ecoparque em Cascavel, no oeste do Paraná, e a licença de instalação da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.