Veja qual era o modelo do avião que caiu em Gramado

O avião que caiu em Gramado, resultando em 10 mortos, era uma aeronave turbohélice bimotor fabricada em 1990.

A aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 foi construída pela empresa Piper Aircraft. A fabricante norte-americana tem 87 anos de história e vende apenas modelos de pequeno porte, voltadas para uso pessoal ou de treinamento.

O avião pesava cerca de 5,4 toneladas e tinha a situação de aeronavegabilidade normal, segundo dados da Agência Nacional de Aviação (Anac). A aeronave transportava 10 passageiros quando bateu na chaminé de um prédio, em um telhado de uma casa, e caiu sobre uma loja de móveis.

O Cheyenne 400 havia feito um voo de Jundiaí (SP) para Canela (RS) na manhã da última sexta-feira (20), dois dias antes da queda em Gramado.

Segundo os dados da Anac, o avião possui nove assentos, com capacidade para oito passageiros. A aeronave também possuía seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até março de 2025. 

Empresário era dono do avião

O executivo era filho de Claudio Galeazzi, que se tornou o principal especialista em recolocar empresas deficitárias de volta à eficiência e, muitas vezes, livrá-las da falência e conhecido por gerenciar crises de empresas como Pão de Açúcar, BRF, Americanas, Grupo Estado entre outros.

Formado em administração pela Fundação Getulio Vargas, Galeazzi assumiu os negócios da família de gestão de crise e reestruturação de empresas.

Ao assumir o comando da empresa herdada do pai, atuou na área de consultoria para melhoria de resultados e competitividade empresarial, assim como reestruturação operacional e financeira, focado na melhoria operacional e trabalhos de renegociação de dívidas e recuperação judicial.

Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, mãe do CEO, também faleceu em acidente aéreo em 2010. Na época, Maria Leonor tinha 69 anos e era a única passageira da aeronave, na qual ela e o piloto morreram na hora.

Queda do avião

O acidente aconteceu após um avião cair em Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias da cidade.

No total, 10 pessoas morreram. Outras duas ficaram gravemente feridas ao serem atingidas no solo com a queda da aeronave.

Um vídeo mostra o momento em que o avião caiu, atingindo casas e uma loja.

Informações levantadas pela CNN apontam que a situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro. A informação confirmada pela Infraero, afirma que a aeronave saiu do Aeroporto de Canela e iria para Jundiaí.

A partir da retirada dos corpos, os trabalhos da Polícia Civil e Científica, além do IML e do Cenipa, vão tentar identificar as causas do acidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja qual era o modelo do avião que caiu em Gramado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.