Veja as dicas de Louise Barsi para lucrar com dividendos em 2025

Louise Barsi, sócia-fundadora da AGF Investimentos, compartilhou insights sobre as perspectivas para ações pagadoras de dividendos em 2025.

Em entrevista ao CNN Money desta segunda-feira (23), a especialista destacou setores promissores e ofereceu conselhos para investidores, especialmente os iniciantes, em um cenário econômico desafiador.

Barsi apresentou um estudo realizado pela AGF, inspirado no conceito de “dividend aristocrats” do mercado americano, adaptado para a realidade brasileira.

O estudo analisou empresas que aumentaram consistentemente seus dividendos nos últimos cinco anos, mesmo considerando a inflação.

A especialista introduziu o acrônimo “Besties” para os setores mais promissores:

B – Bancos
E – Energia
S – Seguros
T – Telecomunicações
I – Infraestrutura (incluindo saneamento)

Estas empresas, segundo Barsi, têm receitas corrigidas pela inflação, o que as torna atrativas para investidores focados em dividendos a longo prazo.

Estratégias para novos investidores

Para aqueles que estão começando a investir em um cenário de alta do dólar, inflação e juros elevados, Barsi aconselha:

  1. Conhecer bem o perfil de investidor e quanto do portfólio pode ser alocado em ações.
  2. Dividir os recursos em “caixinhas”: curto prazo (renda fixa conservadora), médio prazo (produtos com carência, como LCA e LCI) e longo prazo (renda variável, com horizonte de 5 anos ou mais).
  3. Manter uma reserva de emergência para evitar vendas forçadas de ações em momentos desfavoráveis.
  4. Começar com aportes menores em ações, focando em setores resilientes e bons pagadores de dividendos.

Barsi enfatiza que é possível ser conservador mesmo no mercado de ações, escolhendo empresas perenes cujos serviços são essenciais para o consumidor.

“Investir serve para você dormir mais tranquilo, não pode ser uma fonte de ansiedade”.

Estratégias de investimento em dividendos

A especialista também abordou a importância de olhar além do Ibovespa ao analisar oportunidades de investimento.

“O Ibovespa é o nosso índice de referência, mas se você for destrinchar ali as empresas que mais impactam o índice, a gente pode dizer que são 10 ações”, afirmou Barsi, destacando a concentração do índice em poucos ativos.

Para investidores focados em dividendos, a recomendação é analisar os projetos individualmente. A AGF Investimentos utiliza como critério mínimo um retorno real de 6% ao ano em dividendos.

Com base nessa métrica, calculam o “preço teto” para cada ação, oferecendo uma margem de segurança para os investidores.

As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja as dicas de Louise Barsi para lucrar com dividendos em 2025 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.