Médico que usava ponte entre TO e MA quatro vezes por dia passou no local minutos antes da queda: ‘Algo assustador e inacreditável’


Ricardo Alexandre Pereira trabalha em Aguiarnópolis, mas mora em Estreito. Caminhões, carros e motos passavam pela ponte no momento do desabamento e pessoas estão desaparecidas. Queda de ponte entre Maranhão e Tocantins deixa mortos e desaparecidos
Pessoas que moram nas cidades ligadas pela ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, Aquiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que desabou no domingo (22), transitavam com frequência pela estrutura. É o caso do médico Ricardo Alexandre Pereira, que havia passado no local poucos minutos antes da ponte cair.
“Essa ponte eu passo no mínimo quatro vezes ao dia, eu moro em Estreito e vou para Aguiarnópolis. Eu vou cedo para lá, volto para almoçar, vou trabalhar e volto à tardezinha para casa. Então foi algo assustador e inacreditável. Eu já tinha passado nessa ponte pela manhã, voltei para almoçar e pela terceira vez voltei. Fico imaginando o tamanho do livramento que aconteceu”, comentou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O desabamento aconteceu pouco antes das 15h. Forças de segurança dos dois estados estão no local e há uma morte confirmada, além de desaparecidos. Pelo menos oito veículos caíram com a ponte, entre eles uma carreta carregada de ácido sulfúrico. Por isso o Governo do Tocantins alertou os moradores de Aguiarnópolis para que evitem contato com a água do Rio Tocantins.
Cerca de 20 minutos antes do desabamento, ele gravou um vídeo enquanto atravessava a ponte e percebeu que em determinado ponto, o vão central estava mais baixo que o normal, segundo o médico. (Veja no vídeo abaixo)
Médico filmou ponte entre o Tocantins e o Maranhão minutos antes de estrutura ceder
O Corpo de Bombeiros do Tocantins montou um centro de comando de incidentes para conduzir as ações de resgate dos desaparecidos, que também fazem parte outras forças e segurança dos dois estados, como Polícia Militar, Defesa Civil, prefeituras e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Até o início da tarde de segunda-feira (23) as equipes aguardavam análise da água do rio, para descartar ou identificar compostos que podem fazer mal aos mergulhadores, já que cargas perigosas caíram na água.
“Estamos nos assegurando de que todos os riscos associados a esse evento sejam minorados”, explicou o tenente-coronel Donaldo, que afirmou que até o início da tarde, mais de 10 pessoas ainda estavam desaparecidas.
Médico fez registro da ponte entre o Tocantins e Maranhão minutos antes dela desabar
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
TRÂNISTO: PRF divulga opções de desvios após queda de ponte entre o Tocantins e o Maranhão
MOMENTO DA QUEDA: Vereador flagra momento em que asfalto racha e ponte desaba entre o Tocantins e o Maranhão; VÍDEO
WANDERLEI BARBOSA: Governador lamenta mortes em queda de ponte entre o Tocantins e o Maranhão e mobiliza equipes para apoiar buscas em rio
IMAGENS AÉREAS: Carro preso em fenda que se abriu após ponte desabar entre o Tocantins e o Maranhão; VÍDEO
ALERTA: Governo pede que população evite contato com água do rio após queda de caminhão com ácido sulfúrico em ponte entre TO e MA
Ponte de Estreito, que liga o Tocantins ao Maranhão
Divulgação/ Redes Socias
Vítimas
Até esta segunda-feira, as autoridades encontraram o corpo de uma jovem sem vida. Uma das pessoas desaparecidas é a caminhoneira Andreia Maria de Souza, de 45 anos. Ela dirigia o veículo que estava carregado com ácido sulfúrico.
A motorista de caminhão Andreia Maria de Souza caiu no rio após ponte desabar.
TV Globo/Reprodução
O marido de Andreia, José de Oliveira Fernandes, que também é caminhoneiro, contou em entrevista à TV Anhanguera que chegou a encontrar a mulher na estrada pouco tempo antes da ponte ceder.
“Eu passei na ponte era umas 9h e antes de chegar em Darcinópolis minha carreta quebrou o eixo. Aí fiquei parado lá, esperando socorro. E nisso minha esposa estava vindo, carregada. Aí na faixa de 13h, quase 14h, ela se encontrou comigo lá e trouxe a marmita. Ficamos um pouco juntos ali, enquanto esperávamos o mecânico”, contou.
Vídeo de relato do esposo de caminhoneira que desapareceu após desabamento de ponte
A esposa seguiu viagem e segundo o marido, ela tinha o objetivo de chegar ao Pará ainda no domingo, mas acabou sofrendo o acidente na ponte.
Mulher que dirigia carreta carregada de ácido sulfúrico é uma das desaparecidas em ponte que desabou: ‘Dói muito’, diz marido
Desabamento da ponte
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na BR-226. Nas imagens feitas com um drone e divulgadas nas redes sociais é possível ver o estrago causado com o desabamento. Muito material ficou boiando na água. Na cabeceira da ponte ficaram caminhões e um carro que ficou preso na fenda de um dos rompimentos. Os motoristas saíram dos veículos.
O momento em que estrutura cedeu foi registrado pelo vereador de Aguiarnópolis, Elias Junior (Republicanos). Em entrevista ao g1, ele contou que está em choque e que estava no local para gravar imagens sobre as condições precárias do local.
Equipes dos bombeiros do Tocantins e Maranhão, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) se deslocaram para a ponte. O DNIT informou que o vão central da ponte tinha 533 metros de extensão. Equipes vão avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias.
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou estado de emergência por causa do desabamento da plataforma e disse que irá destinar mais de R$ 100 milhões para garantir a reconstrução imediata da ponte. Uma nova estrutura será entregue em 2025.
Ponte Juscelino Kubitschek desabou no domingo (22)
Reprodução
Desvios
Para informar a população, a PRF alertou que os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem do Tocantins ao Maranhão:
Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA
Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, seguir pela BR 230 para Luzinópolis/TO e, então, Aguiarnópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.
Sentido Brasília/Belém via Aguiarnópolis/TO
Em Aguiarnópolis/TO, seguir pela BR-230 em direção a Luzinópolis/TO e São Bento do Tocantins/TO; seguir em direção a Axixá do Tocantins/TO, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins/TO; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.
Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF
De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.
Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA
Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.