Aena Brasil prevê investir R$ 2,4 bi em Congonhas, diz executivo ao CNN Money

A Aena Brasil, empresa espanhola que administra diversos aeroportos no país, incluindo o de Congonhas, em São Paulo, prevê um ano de 2025 marcado por crescimento e investimentos significativos.

Em entrevista exclusiva ao CNN Money, o diretor-presidente Santiago Yus detalhou as projeções e desafios para o próximo ano.

Para 2025, a Aena Brasil mantém um ambicioso plano de investimentos. Yus revelou que a empresa planeja investir R$ 2,4 bilhões no aeroporto de Congonhas e outros R$ 2 bilhões adicionais nos demais aeroportos em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.

“No Nordeste, já entregamos R$ 1,9 bilhão de reais em transformação de infraestrutura em 2023”, acrescentou.

Um dos principais desafios será a expansão do aeroporto de Congonhas, que visa mais que dobrar a capacidade de fluxo de passageiros.

“Temos que manter a capacidade atual durante as obras, considerando o impacto não só em Congonhas, mas em toda a malha aérea do Brasil”.

Yus destacou que a empresa encerra 2024 com resultados positivos, esperando atingir mais de 15 milhões de passageiros nos aeroportos do Nordeste e cerca de 27 milhões nos demais terminais sob sua administração.

“Temos presença em 17 aeroportos no país, distribuídos em nove estados através de dois contratos de concessão”, explicou.

Preço de passagens

O executivo também abordou questões críticas do setor, como a alta dos preços das passagens aéreas em 2024. Segundo Yus, fatores como custos dolarizados e judicialização excessiva impactam diretamente a operação das companhias aéreas no Brasil.

“Estamos falando de custos, estrutura de custos baseada muito em dólar. Isso faz com que os custos das companhias aéreas, por exemplo, na caixa do combustível, sejam 50% da estrutura de custos, quando em outras regiões são 35%”, explicou.

Para atrair mais concorrência e potencialmente reduzir preços, Yus sugere melhorias na estrutura de custos e na regulamentação do setor.

“Criar, como existe em outras regiões, uns direitos do passageiro, onde você sabe que tem um voo de duas horas, vai ter um atraso X, vai ter uma indenização Y”, propôs.

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