Cinegrafista detido durante protestos pós-eleições na Venezuela é solto

O cinegrafista Paúl León, que foi detido durante a cobertura das protestos pós-eleitorais na Venezuela, foi solto, informaram nesta terça-feira (24) o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) e a VPITV, o meio de comunicação em que ele trabalha.

O caso de León foi divulgado após o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, ter afirmado na segunda-feira (23) que 956 pessoas com processos relacionados às manifestações pós-eleições tiveram suas liberdades provisórias aprovadas desde que, em novembro, o presidente Nicolás Maduro pediu à procuradoria “revisar e retificar caso tenha ocorrido algum erro processual” nas detenções feitas após 28 de julho.

No dia 3 de agosto, logo após o anúncio de sua vitória, Maduro afirmou que cerca de duas mil pessoas haviam sido detidas por esses protestos.

O número da procuradoria contrasta com o registrado pela organização de direitos humanos Foro Penal, que tem monitorado a situação e, até o fim de semana, havia contabilizado 155 libertações.

A CNN consultou a ONG para obter a atualização do total de liberações até esta segunda-feira e também entrou em contato com o Ministério Público venezuelano para comentar sobre a diferença nos números, aguardando uma resposta.

A CNN também se comunicou com a procuradoria para obter comentários e mais informações sobre a libertação de León, mas até agora não obteve resposta.

León foi acusado de atos de terrorismo, assim como outros jornalistas detidos no contexto das manifestações pós-eleitorais, de acordo com o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa.

O cinegrafista foi detido enquanto cobria uma manifestação no estado de Trujillo e foi apresentado à justiça no dia 6 de agosto.

O SNTP detalhou, por meio de uma publicação no X, que ele estava preso no Internado Judicial de Carabobo (Tocuyito), para onde foi transferido 20 dias após sua detenção.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cinegrafista detido durante protestos pós-eleições na Venezuela é solto no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.