Retrospectiva: relembre histórias inspiradoras e de superação que aconteceram na região de Piracicaba em 2024


Ao longo do ano o g1 contou diversas histórias que geraram comoção, por abordarem temas sensíveis de superações e trazerem inspiração. Retrospectiva: histórias inspiradoras, de superação e conquistas que aconteceram na região de Piracicaba
No decorrer de 2024, o g1 Piracicaba e região contou uma série de histórias que impactaram os leitores pelos seus exemplos sensíveis e reais de inspiração, superação e de conquistas importantes.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Entre as histórias está um projeto de Piracicaba que realiza visitas a lares de idosos promovendo a chamada “cinoterapia”, uma forma de terapia com cães, e mobilizações na região para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
O g1 preparou uma retrospectiva das histórias inspiradoras de 2024 na região de Piracicaba. Confira abaixo👇
1º lugar na formatura da PM 👮‍♀️
Letícia De Brito se formou recentemente como Policial Militar com a maior nota entre 1,1 mil soldados formados
Redes Sociais/Letícia De Brito
Aos 26 anos Letícia Brito conquistou a melhor nota e passou em 1º lugar na formatura de soldados da Polícia Militar de São Paulo. Ela foi a melhor colocada entre 1,1 mil soldados. Devido a sua posição, a nova formada pôde escolher atuar no batalhão de Limeira (SP).
Letícia se formou primeiro em pedagogia, mas se sentia insatisfeita atuando na área. A paixão pela profissão de policial militar cresceu ainda durante a adolescência.
“O que eu gosto na carreira é que o policial tem a possibilidade de fazer a diferença na vida dos outros. Eu gosto muito de lidar com pessoas e isso é uma coisa que me interessou bastante, sentir que o meu trabalho mudava a vida de alguém”, contou.
Homenagem de Dia dos Pais 👨‍👦
Carta expressa gratidão pelo suporte e vínculos construídos no cumprimento da medida socioeducativa
Fundação Casa
Um jovem em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) Morro Azul, em Limeira, dedicou uma carta especial ao coordenador da área de segurança da unidade, Sergio Menon Luchesi, em homenagem ao Dia dos Pais.
“Este gesto é um reconhecimento profundo que vai além das palavras e demonstra o impacto positivo do nosso trabalho na vida dos jovens durante momentos desafiadores”, comentou o coordenador.
Animais resgatados em tragédia 🐕
Veterinária de Iracemápolis acolhe, trata e coloca para adoção cães resgatados no Rio Grande do Sul
Arquivo pessoal/Thais Ometto
Em junho, durante a tragédia que afetou milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, uma veterinária em Iracemápolis (SP) arcou com o transporte e atendimento especial de animais resgatados, que foram colocados para adoção após terem alta.
Thais Ometto é responsável pela clínica e ofereceu todos os cuidados requeridos pelos animais que foram levados até ela, sem ajuda de doações. “É uma coisa que a gente [clínica] faz com certa frequência. O que muda agora é o número de animais de uma vez só, por conta de haver essa necessidade de tirar esses animais e trazê-los do Rio Grande do Sul”, explica Thais.
Terapia com cães 🐶👴
Projeto voluntário de cinoterapia em Piracicaba realiza visitas em lares de idosos
Ricardo Cançado/Projeto Cãopanheiro
O projeto Cãopanheiro, situado em Piracicaba, realiza visitas a lares de idosos na cidade promovendo a chamada cinoterapia, ou de Terapia Assistida por Animais (TAA). A prática consiste em levar os cães até as pessoas idosas, para que ocorra uma interação entre eles, com carícias, brincadeiras, conversas, comunicação e outros tipos de contatos.
Os benefícios para os mais velhos que realizam a terapia são muitos, como melhora nos tratamentos de pressão arterial, colesterol, amenizar dores, estresse, ansiedade e depressão. A presença dos cães também levam conforto aos idosos, que muitas vezes se sentem cansados e solitários.
Invenção de ajuda aos idosos 🚿
Estudantes do interior de SP criam dispositivo que detecta quedas em banheiros
Três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, em Limeira, desenvolveram um dispositivo capaz de identificar quando uma pessoa cai dentro do box do banheiro e emite um som para que outra pessoa possa ajudar.
Voltado para pessoas idosas, o projeto nasceu a partir do desejo de um dos jovens do grupo de pode ajudar sua avó a manter a privacidade e bem-estar mesmo precisando de cuidados, podendo tomar banho sozinha. Veja o funcionamento do protótipo acima ☝️
Amor de carnaval virou família 💘
O casal, que se conheceu durante a festa da lama em Piracicaba, se casou no final de 2021
Daiane Barbosa/Arquivo pessoal
Provando que o amor de Carnaval nem sempre termina na Quarta de Cinzas, um casal da comunidade trentino-tirolesa de Santa Olímpia, em Piracicaba, se conheceu durante a tradicional folia do bairro em 2016 e se casou em 2021.
Daiane e Raul Stenico seguem juntos e têm uma filha, Raquel, de um ano. Em meio aos baldes de lama da festança da comunidade, nasceu uma família. Foi um disfarce, todo sujo de lama e ela sem saber como eu era mesmo. Acho que depois do banho ela se decepcionou”, brincou Raul.
Arrecadações para o sul
Organização de doações feita pelos alunos em Piracicaba
Arquivo pessoal
No mês de maio, em meios às dificuldades enfrentadas pelos moradores do Rio Grande do Sul durante a tragédia, alunos de uma escola particular em Piracicaba se mobilizaram para ajudar de alguma forma, arrecadando alimentos, roupas e dinheiro.
“Na vida, na escola, sempre aprendemos que temos a capacidade de sentir o que o outro sente, e se colocar no lugar dele. Então visando tudo isso conseguimos nos colocar no lugar deles, e ver o sofrimento inimaginável que estão passando”, compartilhou um dos alunos.
Doação gratuita de perucas 🪮
ONG Cabelegria faz doação gratuita de perucas para pacientes oncológicos
Cristiane Burckauser
Durante o mês da conscientização sobre o câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a Organização Não-Governamental (ONG) “Cabelegria” realizou uma ação especial de doação gratuita de perucas para pacientes oncológicos. Também foram realizados cortes de cabelo gratuitos e recebidas doações, de dinheiro e fios.
A organização já atendeu mais de 14 mil pacientes ao longo de dez anos de jornada. “Muitas vezes, a peruca acaba devolvendo a vida social do paciente”, conta uma das fundadoras da ONG, Mariana Robrahn
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.