Saiba quem foi Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba

Saiba quem foi Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba

Margarita Elizabeth Pericás Sansone, nascida em sete de junho de 1945, em Curitiba, foi pioneira em diversas áreas e deixa importantes legados. Muito dedicada às causas humanitárias e sociais, foi ela quem criou o primeiro restaurante popular do Brasil, em 1993.

A inauguração ocorreu durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba. Margarita e Rafael Greca se conheceram em 1978. Os dois se casaram em 1991 e não tiveram filhos. Em 1993, a primeira-dama também criou a Fundação de Ação Social (FAS). Como presidente da instituição, lançou importantes programas como o FAS Trabalho, Liceu e Linhas de Ofício e Casa de Acolhida e do Regresso.

Também foi responsável pela implementação de programas como o Vale Vovó, Vale Creche, Carrinheiro Cidadão e Fazenda Solidariedade, voltado para a recuperação de dependentes químicos. Outro importante feito foi a fundação da primeira instituição do Brasil para acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica, a Pousada Maria. O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) também foi obra da primeira-dama.

A dedicação e os feitos na área social renderam a ela, em 1996, o “World Habitat Award”, da Fundação de Habitação e Construção da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades. Margarita Sansone atuou ainda como presidente da Fundação Cultural, assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer (MON). Dona de um currículo de peso, se graduou em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em jornalismo.

Estudou arqueologia e história da arte em Roma, na Escola Dante Alighieri. Foi professora de Língua e Literatura Francesa. Falava inglês, espanhol, francês, italiano e catalão. Bastante atuante também na área cultural, a escritora e poetisa, contribuiu para a criação e inauguração da Cinemateca, Casa da Memória e Memorial Paranista. Em 2019, inaugurou o Cine Passeio. Atualmente, atuava como consultora estratégica voluntária da Prefeitura de Curitiba. Margarita morreu nesta terça-feira, aos 79 anos. 

Informações: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.