Bancos de sangue têm estoques em níveis críticos em São Paulo

Os bancos de sangue de São Paulo estão em alerta com as festas de fim de ano. A tradicional redução nas doações leva os estoques a níveis críticos e ameaça o tratamento de pacientes que necessitam de transfusões.

Dos oito tipos sanguíneos, apenas  A+, B+ e AB+ estão com estoques estáveis. Os demais, o que inclue o doador universal, O- , estão em estado crítico, de acordo a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) de São Paulo, na última segunda-feira (23).

Impacto nos tratamentos médicos

O desabastecimento afeta diretamente pacientes que necessitam de transfusões para tratamentos oncológicos, cirurgias e transplantes. Além disso, pessoas com doenças crônicas graves também dependem dessas doações para sobreviver.

De acordo com as entidades, a situação é ainda mais preocupante devido à curta validade dos componentes sanguíneos. As hemácias, por exemplo, têm validade de 30 dias, enquanto as plaquetas ficam impróprias para uso após apenas cinco dias.

Chamado à solidariedade

Os bancos de sangue reforçam a importância da doação neste período. O processo é rápido, durando menos de uma hora, e pode salvar até quatro vidas com apenas 450 mililitros de sangue doado.

Principalmente nas épocas de Natal, Ano Novo, festas, férias, a gente sempre alerta o doador não esquecendo a doação de sangue, porque os nossos pacientes continuam aqui e continuam tratando e necessitando de transfusão


Marta Lemos, responsável pelo serviço de hemoterapia do A.C.Camargo Cancer Center

A manutenção de estoques adequados é crucial durante todo o ano, mas torna-se especialmente desafiadora nestes períodos festivos. A população é convidada a incluir a doação de sangue em suas agendas de fim de ano, lembrando que este ato simples e solidário pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bancos de sangue têm estoques em níveis críticos em São Paulo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.