Prefeitura no Maranhão decreta emergência após queda de ponte que dá acesso ao Tocantins

A Prefeitura de Estreito (MA) declarou estado de emergência por causa da queda da ponte que liga o município à cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins. O acidente ocorreu no último domingo (22) e, de acordo com o último balanço da Marinha, deixou nove pessoas mortas e oito desaparecidas.

O decreto que declarou situação de emergência foi publicado no Diário Oficial do município pelo prefeito Leo Cunha (PL). Além das mortes, o decreto menciona a “contaminação significativa do Rio Tocantins por 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas” e os “prejuízos às atividades agrícolas, pesqueiras e de abastecimento hídrico”.

O estado de emergência tem validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja necessidade. Durante esse período, a prefeitura poderá, entre outras medidas, contratar bens, serviços e obras “indispensáveis” sem licitação e requerer “equipamentos, veículos e outros recursos materiais e humanos, com posterior indenização, quando cabível”.

O decreto também determina ampliação do atendimento médico e hospitalar às vítimas e o monitoramento de doenças derivadas da contaminação da água e do solo.

“O Poder Executivo poderá regulamentar, por ato complementar, a suspensão ou isenção de tributos municipais, como ISS e IPTU, para moradores e empresas diretamente impactados pela tragédia”, acrescenta o decreto.

Verba para reconstrução

No início da semana, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo vai destinar mais de R$ 100 milhões para a reconstrução da ponte.

O ministro também decretou estado de emergência por causa do acidente. Segundo ele, o intuito é abreviar os procedimentos administrativos para uma rápida reconstrução.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura no Maranhão decreta emergência após queda de ponte que dá acesso ao Tocantins no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.