Obras do VLT interditam novos trechos no Centro de Santos, SP, até o fim de agosto; confira as mudanças


Rua Amador Bueno será bloqueada entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar, e entre a Rua Martim Afonso e a Avenida Senador Feijó. Interdições começam nesta quinta-feira (1°). Obras do VLT na Rua Amador Bueno, no trecho entre a rua Martim Afonso, em Santos
Arquivo/Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Rua Amador Bueno, em Santos, no litoral de São Paulo, terá dois trechos interditados para sequência das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a partir desta quinta-feira (1°). Os bloqueios serão mantidos durante todo o mês de agosto.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo publicado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, no Diário Oficial de Santos, os bloqueios acontecem no trecho da Amador Bueno, entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar, e entre a Rua Martim Afonso e a Avenida Senador Feijó.
Ainda segundo a CET, a rota alternativa que deve ser adotada pelos motoristas, devido às interdições em ambos os trechos, será a Avenida São Francisco.
Obras do VLT interditam novo trecho no Centro de Santos
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
O acesso local será permitido na Rua Frei Gaspar, entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno, e na Rua Amador Bueno, entre a Frei Gaspar e a Rua Riachuelo (ambas no contrafluxo).
Ainda conforme a publicação, as interdições acontecem para implantação da linha permanente do modal, por onde o VLT deve operar. Os bloqueios serão implantados a partir das 9h de quinta-feira (1°), e permanecerão em vigor até às 18h de 31 de agosto.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Santos e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pela obra, para obter informações sobre as alterações no transporte público, porém não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Nova linha do VLT
A 2ª linha do VLT contará com 8km de percurso e 12 estações, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo. O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
As obras da nova linha do VLT foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que a entrega do VLT estava prevista para julho. Na época, cerca de 45,7% dos serviços estavam pendentes.
Segundo a EMTU, as obras do VLT estão em fase final no Centro, e o início da fase de testes possuí previsão para este semestre. Já a operação do modal está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025.
Ainda segundo a empresa, a fase inicial da obras envolvia trabalhos complexos de infraestrutura para receber a via permanente, como drenagem, remanejamento de redes de água e esgoto, elétrica, escavação, banco de dutos, serviços estes em sua grande parte concluídos.
Na etapa final, por sua vez, estão sendo realizados os trabalhos de pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.
A EMTU ainda destacou que demais obras de infraestrutura em andamento acontecem em ruas transversais, que vão ajudar nas melhorias da drenagem, mas não afetam os testes do VLT.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.