
Quadrilha que aplicava golpes de falsos empréstimos causa cerca de R$ 3 milhões de prejuízos para vítimas de todo Brasil. Grupo foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Paraná nesta terça-feira (30).
Ao todo foram feitos 79 mandados, sendo 43 de prisão e 36 de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens e valores das contas bancárias dos suspeitos. A ação ocorreu em Curitiba e Araucária, no Paraná, além de cidades da Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Veja mais: Operação mira grupo que aplicava golpes de falsos empréstimos
De acordo com a polícia, as vítimas eram atraídas aos criminosos por meio de anúncios que prometiam empréstimos com taxas de juros muito mais baixas que as de mercado. A organização utilizava o DDD 11 para simular uma localização em São Paulo, para tentar aumentar a credibilidade dos golpes.
O delegado Ricardo Casanova explica que integrantes do grupo se passavam por funcionários de instituições financeiras.
Um dos criminosos recebia R$ 60 mil por mês pela criação dos anúncios fraudulentos, como esclarece o delegado Emmanoel Davi.
Ainda segundo a Polícia Civil, a operação é um desdobramento de outra ação feita em 2023, que mirou grupos ligados ao tráfico internacional e interestadual de drogas. Agora, os investigados podem responder por estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Reportagem: Brenda Niewiorowski e Bárbara Hammes