Brasil atinge recorde na entrada de turistas estrangeiros

O Brasil deve alcançar, nesta segunda-feira (30), um novo recorde anual na entrada de turistas estrangeiros no país.

Até ontem, o Ministério do Turismo contabilizava a chegada de 6,607 milhões de viajantes internacionais que escolheram destinos brasileiros para negócios ou lazer.

O recorde foi verificado em 2018, quando o fluxo atingiu 6,621 milhões de turistas. A média diária de entradas, em pleno verão, permitirá superar essa marca nas próximas horas.

Com esse avanço, o Brasil se aproxima da meta do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas estrangeiros em 2027.

Para o ministro Celso Sabino, o desempenho confirma a maturidade do setor para atrair visitantes internacionais, com números superiores aos registrados nos anos de Copa do Mundo (2014) e de Olimpíadas (2016) no Brasil.

“É um momento histórico. O governo do presidente Lula demonstra, mais uma vez, que o Brasil está de volta e a pleno vapor”, disse Sabino à CNN.

“Celebramos esse momento e já estamos trabalhando para outro recorde em 2025”, acrescentou o ministro.

Até novembro, os argentinos lideravam o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1,7 milhão de “hermanos” já haviam desembarcado no país até o fim do mês passado.

Os Estados Unidos ocupavam a segunda posição, com 640 mil turistas. Já os vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai haviam mandado 1,331 milhão de visitantes.

Ações

Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe.

A Embratur reforçou sua presença em grandes eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”.

Também foi lançada a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. Trata-se de uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

Em 2025, o Brasil se prepara para receber grandes eventos globais, como a COP30, em Belém (PA), e a reunião de cúpula dos Brics, provavelmente no Rio.

Brasil tem passaporte mais forte da América Latina

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil atinge recorde na entrada de turistas estrangeiros no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.