Sósias, calabreso e Espinafre do Popeye: relembre momentos em que baianos que viralizaram nas redes sociais em 2024


Em meio à retrospectiva do ano que se encerra, o g1 destaca momentos curiosos e engraçados que ocorreram ao longo dos últimos meses. ‘Calma, calabreso’ virou fantasia de Carnaval após Davi usar expressão no BBB24
Jorge Jesus
A expressão “Calma, calabreso” saiu do BBB e virou fantasia de Carnaval. Os Powers Rangers? Foram super-heróis também na folia. E por falar em fantasia, as emoções do filme “Divertida Mente” ganharam corpo e se transformaram em um único sentimento — a raiva — com crianças frustradas, sem ingresso para assistir à animação.
Esses foram só alguns dos momentos em que baianos viralizaram nas redes sociais ao longo de 2024. Os destaques vão de sósias de astros de Hollywood a momentos memoráveis, como o “abre, fecha, vá se lascar”, de Daniela Mercury, e Ivete Sangalo “macetando o apocalipse” após um alerta de Baby do Brasil. Para fechar com chave de ouro, uma aposta para o verão: “Espinafre do Popeye”.
Relembre abaixo alguns dos virais de 2024
Calma, calabreso
Como sempre, o BBB vira meme e, neste ano, um dos maiores virais foi o termo “calabreso”, citado pelo baiano Davi Brito. O campeão da temporada usou o bordão no meio de uma briga com o professor Lucas Buda, o que gerou diversas teorias.
Davi fala sobre o termo ‘calabreso’ no BBB 24
Reprodução
Dentro da casa, muitos acharam que se tratava de uma expressão gordofóbica, mas, na verdade, o termo criado pelo ator e humorista Toninho Tornado não tem qualquer significado especial. Toninho ficou famoso justamente ao fazer pegadinhas e mudar o gênero das palavras, como “Ludmillo”, “Neymaro” e “calabreso”.
Com isso, a resenha fora do reality foi grande. Davi e seu “Calma, calabreso” viraram até fantasia de Carnaval.
Macetando o apocalipse
Entre as histórias que marcaram o Carnaval deste ano está o diálogo entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil. Na noite de 10 de fevereiro, sábado, a voz feminina dos Novos Baianos fazia uma participação especial na folia e aproveitou para alertar o público que acompanhava o trio de Ivete:
“Todos atentos porque nós entramos em apocalipse, o arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e 10 anos. Procure o Senhor, enquanto é possível achar”, destacou.
Mas Ivete não concordou com ela e logo respondeu: “Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente maceta o apocalipse. (…) “É o macetando de Jesus”, disse a cantora de axé music, ignorando o pedido da colega para que cantasse “Eva”. Ivete seguiu com o desfile do bloco Coruja, entoando seu hit para o carnaval: a faixa “Macetando”, em parceria com Ludmilla.
Abre, fecha, vá se lascar
No mesmo sábado de Carnaval, Daniela Mercury perdeu a paciência com um folião durante o desfile no Circuito Osmar (Campo Grande). A situação virou graça porque ela não parou de cantar e dançar, comandando seu balé e sua banda, enquanto brigava com o folião.
“Abre, fecha, abre, fecha. Vá se lascar. Abre, fecha, abre, fecha, fica enchendo meu saco”, bradou a artista.
Daniela Mercury dá bronca em folião em circuito do carnaval de Salvador
Com a repercussão da bronca, a própria Daniela incorporou a mensagem em um telão no seu trio.
Power Rangers da vida real
Já no final do Carnaval, uma dupla fantasiada de “Power Rangers” mostrou o poder da solidariedade ao “salvar” um folião após uma briga. O homem resgatado havia tomado um soco no rosto e ficou desacordado.
‘Power Rangers’ salvam folião após agressão no carnaval em Salvador
Ao ver a cena, a dupla de rangers azul e vermelha carregou o homem e o tirou do local. “Queria que fosse montagem, mas nossa realidade já passou dos limites”, brincou um internauta à época.
Homem planta
Em maio, o g1 deu destaque ao “homem planta”, personagem de Wesley de Jesus, de 25 anos. O rapaz comprou uma fantasia de planta e decidiu sair às ruas dando sustos e arrancando risadas de pessoas que passam pela orla da Barra, destino turístico de Salvador.
‘Homem planta’ grava reações de pessoas após pegadinhas em ruas movimentadas de Salvador
O fator curioso: é a mãe do jovem, Meire de Jesus, quem grava as reações das pessoas que caem nas pegadinhas. Os vídeos são publicados nas redes sociais do baiano e em um canal no Youtube.
Will Smith da Bahia
E não é que Will Smith tem um sósia na Bahia?! O astro de Hollywood descobriu a semelhança com o empresário e influenciador baiano Naio Barreto após vídeos em que o sósia usava deepfake — técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial — para se transformar no “Will Smith baiano”.
Will Smith e Martin Lawrence baianos viralizam nas redes sociais
Naio chegou a se juntar com Cleber Santos, o “Martin Lawrence baiano”, para criar conteúdo ligado ao filme “Bad Boys: Até o fim”, protagonizado por Will e Martin. Em setembro, o morador de Camaçari, cidade na Região Metropolitana de Salvador, conheceu o ídolo.
Emoções descontroladas
A alegria chorou de tristeza. A raiva ficou irada. A ansiedade entrou em crise.
Esse foi o resumo da frustrada sessão de cinema do filme “Divertida Mente 2”, em Ilhéus, no sul da Bahia. Empolgados com o passeio, fãs da animação pintaram os rostos nas cores que representam cada personagem/ emoção da história para assistir ao filme, mas saíram chateados por não conseguirem ingressos.
Fãs fantasiados de ‘emoções’ protestam após não conseguirem assistir ‘Divertida Mente 2’
“Que ódio, a gente fica desde 15h aqui e não assiste. É uma palhaçada”, desabafou a “raiva”, com sentimentos óbvios.
Apesar da indignação das crianças, o vídeo fez muita gente rir na internet. “Elas incorporando bem as emoções de um adolescente. Todas são raiva e revolta”, brincou uma mulher nas redes sociais.
Inimigo da timidez
Sergipano de nascença e baiano de coração, Matheus de Jesus ou Macapiteof, como é mais conhecido, viralizou nas redes sociais pela falta de vergonha. Isso porque ele costuma gravar vídeos “metendo dança” em lugares públicos como feiras populares e até o Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador.
“Eu sempre fui inimigo da timidez”, garantiu Matheus ao g1.
Influenciador viraliza ao postar vídeos dançando pagodão em pontos turísticos de Salvador
O jeito desinibido dele trouxe frutos. O influenciador digital acumula quase dois milhões de seguidores em uma rede social.
Jackie Chan do pagode
Na Bahia, a especialidade do Jackie Chan é a dança. O vendedor de água de coco e sósia do astro coreano, Laudelino Duarte Lucas, virou febre nas redes sociais. Ele impressiona pela semelhança com o artista, mas seu talento é mesmo o gingado.
Sósia de Jackie Chan alcança 1 milhão de seguidores nas redes sociais com vídeos de danças
O Jackie Chan brasileiro — nascido no Rio Grande do Norte, criado em São Paulo e há cinco anos vivendo em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador — se inspirou no Will Smith baiano para brincar com o personagem. Com os vídeos, ele alcançou mais de um milhão de seguidores no TikTok.
Espinafre do Popeye
Música do Carnaval? Bom, se chegar com fôlego na folia, será uma forte candidata. O hit orgânico “Espinafre do Popeye” viralizou em dezembro após a baiana Edileuza dos Reis, de 33 anos, cantar o sucesso durante o Jornal da Manhã.
Baiana viraliza ao cantar hit ‘Espinafre do Popeye’ no jornal da TV Bahia
A mulher estava na rodoviária de Salvador, quando aproveitou uma passagem ao vivo do telejornal da TV Bahia para apresentar a composição de seu irmão, Elias dos Reis. Ela conta que a inspiração foi justamente o gosto pelo vegetal aliado à homenagem ao personagem infantil.
“A gente assistia muito Popeye quando era criança e gostava muito. Além de que espinafre é bom demais, né? Então ele estava jantando de noite e teve essa ideia”, contou. A banda La Fúria, conhecida por transformar memes em música, já criou uma versão para o sucesso. Aprenda o refrão:
“Ela disse que não quer.
Ela disse que não vai,
mas quando chega o verão,
quer espinafre do Popeye”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.