Queima de bonecos, dinheiro no sapato: Veja as tradições latino-americanas de ano novo

O desavisado que passar o ano novo nas ruas do Uruguai sem conhecer as tradições locais pode acabar encharcado. De água ou de sidra. Isso porque um dos costumes no país é jogar um balde de água pela janela à meia-noite da virada, para deixar atrás as energias ruins do ano que passou.

Diversas tradições diferentes das brasileiras se espalham pela região, divertem e surpreendem. Além da água pela janela, costume também visto em Cuba, no Uruguai é comum, no último dia do ano, na Cidade Velha, onde há uma grande quantidade de edifícios administrativos e de escritórios, os trabalhadores jogarem pedacinhos de papel de almanaques velhos ou do calendário do ano passado pela janela.

No Mercado do Porto de Montevidéu, capital do país, a tradição é uma “guerra de sidra”, em que os presentes não somente brindam, mas brincam de direcionar os jatos da bebida alcóolica para o alto e uns para os outros.

Em vez de pular as sete ondas, em muitos países latino-americanos, como Chile, Peru, Equador e Colômbia, é comum a queima de bonecos. Apelidados de “Ano Velho”, muitas vezes confeccionados no tamanho de humanos, eles são queimados no meio das ruas, simboliza a intenção de deixar para trás tudo o que não se quer levar no ano novo.

Na Colômbia, chega-se a colocar no interior do boneco anotações de coisas ruins que ocorreram, para que desapareçam com as chamas. Em algumas regiões, o costume mistura-se com protesto e os bonecos são confeccionados com o rosto de políticos impopulares.

Na cidade de La Plata, há uma hora de Buenos Aires, há uma premiação dos bonecos gigantes mais criativos elaborados especialmente para o ritual. Entre os personagens que costumam aparecer entre os que serão incinerados estão o Homem-Aranha, Tom e Jerry, do Harry Potter e os Smurfs.

Além dos rituais de queima e de jogar coisas pela janela como um costume de purificação e limpeza para o ano que entra, também há os rituais com objetivos específicos, como os praticados por muitos brasileiros como a inclusão da lentilha para ter prosperidade e usar calcinha amarela para ganhar dinheiro.

Mas em vários dos países vizinhos há uma tradição menos conhecida no Brasil: colocar dinheiro ou moedas no sapato para ganhar dinheiro no ano que começa.

Se o intuito for viajar mais, em diversos países latino-americanos o costume é dar a volta no quarteirão com uma mala na mão depois da meia-noite. E há quem diga que com o passaporte dentro da bagagem, as viagens serão para o exterior.

Em algumas casas argentinas também há a crença de que não se pode pisar no chão na hora da virada, mas sim subir na cadeira, para “subir na vida”. Se dá certo ou não, quem fizer dirá, depois de, certamente, dar boas risadas na tentativa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Queima de bonecos, dinheiro no sapato: Veja as tradições latino-americanas de ano novo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.