Reconstrução do sistema contra cheias é prioridade, diz Sebastião Melo à CNN

Em conversa com a CNN, o prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), falou sobre as prioridades neste início do novo mandato.

De acordo com Melo, a reconstrução do sistema de cheias da cidade é o principal desafio para este ano.

“O prefeito nunca tem uma única prioridade, mas a primeira delas é a reconstrução do sistema de proteção [contenção] de cheias. Junto com isso, vem a questão da diminuição das filas da educação, a melhoria da educação e a diminuição das filas na saúde, entre tantos outros desafios. Mas a proteção de cheia… contra a cheia é a primeira delas, o primeiro desafio que está posto neste ano e no ano que vem”, afirmou.

O prefeito, que foi reeleito com 61,53% dos votos válidos, derrotando Maria do Rosário (PT) no segundo turno, disse que vai “continuar trabalhando diuturnamente em muitas áreas, seja o cuidado com a cidade, a infraestrutura da cidade, a assistência social, a proteção de cheia, a educação, a saúde, a cada dia, a cada momento, para poder entregar uma vida melhor aos porto alegrenses”.

Sebastião fez questão de destacar que não utiliza essa métrica dos primeiros 100 dias: “eu não trabalho com 100 dias de governo, isso é uma coisa que vocês constituem ao longo do tempo e que eu respeito, mas, para mim, não tem 100 dias de governo, nem um dia de governo, tem quatro anos de governo”.

“Agora, para mim, não teve, no primeiro mandato, 100 dias de governo e não terá nesse”, reforçou.

Quando questionado sobre como pretende atuar em conjunto com os governos estadual e federal, declarou que existe uma parceria para reconstruir a cidade após as enchentes “desde o primeiro pingo d’água”.

“E vamos continuar trabalhando juntos, governo do estado com o fundo de reconstrução, nós com os empréstimos que estamos buscando agora para a reconstrução da cidade e com os recursos do governo federal, que são indispensáveis para a proteção de cheia e outros temas importantes para recuperar o Rio Grande do Sul”, pontuou Melo.

“Olha, o mesmo povo que elege um presidente, elege um governador, elege um prefeito”, comentou, revelando que esteve em Brasília no fim de 2024, após confirmada a reeleição dele, “para assinar alguns impressos [contratos de financiamentos] internacionais, que foi fruto de uma governança federativa… muitos ministros ajudaram, o Senado ajudou”.

Sobre o diálogo com a oposição na Câmara Municipal, o prefeito da capital gaúcha respondeu: “fazendo o que sempre fiz”.

“Eu sou fruto da democracia e a democracia pressupõe-se diálogo permanente, respeitando quem pensa diferente. Fui prefeito dialogando com a oposição e com a base e vou continuar sendo o mesmo Melo. A cidade está acima de disputa eleitoral, terminou a eleição, não tem terceiro turno e o diálogo e construção são duas palavras que vão ser cada vez mais potencializadas nesse segundo mandato. Então, portanto, respeito as pautas da oposição e dialogo permanentemente com a base, e, juntos, nós vamos fazer uma cidade melhor”, avaliou o gestor.

Ainda ressaltou que, nesse próximo mandato, vai reforçar as controladorias internas da prefeitura, no intuito de manter “muita transparência”.

“Aliás, nós temos a Secretaria de Transparência [e Controladoria], que tem sido um bom exemplo no Brasil. Nós vamos reforçar o nosso controle prévio. Eu estou reforçando as controladorias internas, especialmente naqueles locais onde tem mais orçamento. Eu estou falando de saúde, eu estou falando de educação, estou falando de assistência social, porque o controle prévio é o mais importante”, complementou Melo sobre as ações que vem sendo realizadas.

“Então, é isso, nós temos transparência, vamos continuar. Continuar e vamos reforçar, especialmente naqueles locais onde tem mais orçamentos”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reconstrução do sistema contra cheias é prioridade, diz Sebastião Melo à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.