Nova concessão do transporte coletivo é o desafio, diz Pimentel à CNN

Vice-prefeito na gestão anterior – Rafael Greca (PSD) -, o novo prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), toma posse nesta quarta-feira (1º) e conversou com a CNN sobre o que ele espera para os próximos quatro anos como titular da capital paranaense.

À CNN, Pimentel declarou que a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba [com leilão previsto no segundo semestre] será o principal desafio para essa gestão nesse primeiro ano.

“A cidade foi pioneira, na década de 1970, em implantar o BRT [em português, transporte rápido por ônibus], com seus ônibus biarticulados, trafegando em canaleta exclusiva, com embarque em nível e cobrança antecipada de tarifa. Agora, 50 anos depois, precisamos avançar e a nova concessão será uma grande oportunidade para a modernização do sistema, a reestruturação da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota, para chegarmos a 100% de ônibus elétricos até 2050. Além disso, a nova concessão do transporte público será uma grande oportunidade para que a Prefeitura crie as condições de redução da tarifa de ônibus. Um transporte público de qualidade com preço justo irá atrair ainda mais usuários para o sistema”, afirmou Pimentel.

Ao ser questionado sobre como pretende dialogar com a oposição na Câmara Municipal, o prefeito eleito disse que “sempre com muita democracia”.

“Aprendi com meu avô, o ex-governador Paulo Pimentel, que a política é a arte do diálogo. É preciso ouvir e dialogar. Sempre estaremos de portas abertas para ouvirmos as contribuições de nossa futura base e da oposição na construção de políticas públicas que beneficiem o cidadão curitibano. Ao escolher, como meu secretário municipal de governo, o atual presidente da Câmara Municipal e vereador reeleito, Marcelo Fachinello [Podemos], demonstro que, como prefeito de Curitiba, estarei sempre aberto para o diálogo com o nosso Legislativo municipal, que tem um papel fundamental, ao lado do poder Executivo, na construção das políticas públicas da cidade”, pontuou.

Já sobre um trabalho em conjunto com o governo estadual, Pimentel destacou a “grande sinergia” com Ratinho Junior (PSD), governador do estado.

“Fui secretário estadual das Cidades por dois anos, acumulando o cargo de vice-prefeito de Curitiba. Minha missão como secretário das Cidades foi a de replicar, para os 399 municípios do estado, as práticas bem-sucedidas de Curitiba. Nos próximos quatro anos, vamos avançar ainda mais no trabalho conjunto com o governo do estado, com mais obras de mobilidade urbana, transporte coletivo, segurança pública, educação, saúde, sustentabilidade e integração com a região metropolitana. Vamos construir mais creches, ampliar o trabalho conjunto das forças de segurança nas ruas, levar a Reserva Hídrica do Futuro para os municípios vizinhos e realizar grandes obras, como a conclusão das mais de 1.000 moradias do Bairro Novo da Caximba, o novo viaduto do Orleans, o VLT Metropolitano e as trincheiras do binário da Estação São Pedro, com apoio do governador Ratinho Junior”, ressaltou.

Em relação ao governo federal, o prefeito eleito indicou que planeja “trabalhar com muito diálogo”.

Ele anunciou que vai a Brasília agora em janeiro, “buscar recursos para investimentos”. “Vou trabalhar buscando sempre a paz política, com austeridade e com tranquilidade, porque, como prefeito de Curitiba, vou tomar as decisões para os próximos quatro anos da cidade e essas decisões vão impactar nas próximas décadas”, avaliou.

Eleito no segundo turno da eleição municipal de 2024, Pimentel conquistou 57,64% dos votos válidos, derrotando Cristina Graeml (PMB).

A transparência do Executivo municipal foi outro tema abordado. O gestor mencionou que, na administração dele, “Curitiba avançará no compromisso de ampliar a transparência, ofertando cada vez mais dados abertos que permitam ao cidadão ter acesso a informações sobre saúde, educação, obras e despesas públicas, programas, licitações e estrutura organizacional”.

“Mês a mês, todos os órgãos do município vão continuar se aperfeiçoando para atender as demandas externas de acesso às informações públicas. Simultaneamente, vamos fortalecer mais o programa Fala Curitiba, de gestão participativa da população. […] Já em 2025, vamos executar os pedidos apresentados pela comunidade, em 2024, e incluídas no LOA 2025. Também vamos ampliar os demais canais municipais de relação direta com os cidadãos, como o 156, o Portal da Transparência e o Diário Oficial, com uma gestão democrática e participativa para a construção de uma cidade melhor para todos”, analisou.

Perguntado sobre as prioridades para os primeiros 100 de mandato, Pimentel disse que já vai se “dedicar de corpo e alma” à cidade, “ser um prefeito para todos”. “Vou andar por toda Curitiba, ouvindo muito… e rapidamente transformar, em realidade, pedidos da população e também compromissos de meu plano de governo”, revelou.

“Vou fazer a nova concessão do transporte coletivo, lançar a tarifa zero do transporte coletivo para quem procura emprego e a meia tarifa aos domingos e feriados, para que mais curitibanos tenham condições de ir ao culto, visitar familiares e aproveitar os atrativos da cidade”, destacou o prefeito.

Na educação, Eduardo Pimentel prometeu “lançar o vale-creche em fevereiro, antes do início do ano letivo, para que os pais possam escolher uma escolinha próxima de casa ou do trabalho, e custear a creche dos filhos com o vale da prefeitura”.

Para melhorar a segurança na cidade, o prefeito eleito confirmou que vai “lançar, até março, o edital do concurso público para a contratação de novos guardas municipais”. “Vamos cumprir meu compromisso de ter 4.000 homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar nas ruas, uma parceira da prefeitura e governo do estado, possível graças a paz política existente hoje”, continuou.

Ele ainda comentou de “entregar importantes obras em finalização, como a Rua da Cidadania da CIC [vai integrar os equipamentos públicos existentes na região] e o Restaurante Popular do Tatuquara. Também vamos assinar as primeiras ordens de serviço, sob minha gestão, de novos lotes do Inter 2 e BRT Leste-Oeste e ainda lançar os editais que nos permitam a construção de CMEIs, unidades de saúde e outros espaços de serviço do município que atendam a população, bem como dar início ao processo de contratação das empresas que vão cobrir, com asfalto de qualidade, vias hoje com antipó. E o melhor: com calçadas acessíveis. Além disso, vamos iniciar as primeiras reuniões com diferentes setores da sociedade para o redesenvolvimento do Centro”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova concessão do transporte coletivo é o desafio, diz Pimentel à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.