Saúde e limpeza urbana são prioridades nos 100 primeiros dias, diz Leitão à CNN

O prefeito eleito da capital cearense, Evandro Leitão (PT), conversou com a CNN antes de tomar posse nesta quarta-feira (1º). Dentre os assuntos abordados, ele apontou, como principal desafio para Fortaleza nesse primeiro ano, “fazer o reequilíbrio econômico-financeiro das contas da Prefeitura”.

“Nós estamos acompanhando, pelos meios de comunicação, diversas situações difíceis, as quais a Prefeitura de Fortaleza está passando, tudo isso com impactos financeiros. E nós, nesse primeiro ano, teremos um grande desafio que é fazer o reequilíbrio econômico financeiro, saber tudo aquilo que nós temos… que nós estamos devendo, mas também as nossas receitas”, avaliou o novo gestor.

Leitão ressaltou que, ao longo dos quatro anos na Assembleia Legislativa, onde foi eleito presidente da Casa, implementou “um modelo de gestão extremamente transparente”.

“Aliás, recebemos prêmios devido a essa transparência e, pelo segundo ano consecutivo, nós recebemos o selo ouro da Atricon, a Associação do Tribunais de Contas de todo o Brasil, em transparência”, complementou.

E é esse padrão que ele deseja levar para a Prefeitura, “por meio de “uma controladoria-geral do município forte, atuante e eficiente, para que, cada vez mais, os processos sejam transparentes e a população saiba aonde estão sendo investidos os recursos”.

Evandro Leitão foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2024, derrotando André Fernandes (PL) em uma disputa acirrada, a qual venceu com 50,38% dos votos válidos.

Das prioridades para os primeiros 100 dias de gestão, Evandro Leitão mencionou “duas que serão extremamente importantes”.

“Primeiro, a questão da saúde de Fortaleza, a saúde que é ofertada, oferecida à população fortalezense. Todos nós estamos acompanhando o caos que está na saúde de Fortaleza, onde tem postos de saúde faltando médicos, faltando remédios… no maior hospital de traumatologia daqui do Ceará, e um dos melhores do nordeste, que é o IJF [Instituto Doutor José Frota], faltando insumos básicos, como esparadrapo, paracetamol, dentre outros… procedimentos cirúrgicos sendo cancelados”, afirmou.

“Tudo isso faz com que nós tenhamos uma atenção dobrada, redobrada na saúde de Fortaleza. E nesses primeiros 100 dias, nós vamos mergulhar para que a gente possa oferecer resultados”, indicou o prefeito eleito.

O outro foco nesse início de administração será a limpeza urbana: “nós vamos fazer um grande mutirão nos primeiros 100 dias, para acabar com os 1.200 pontos de lixo em toda a cidade”.

“Então essas duas vertentes, essas duas áreas, nós vamos dar uma atenção muito especial, obviamente que as demais políticas públicas nós vamos organizar, para que nós possamos iniciar o trabalho”, analisou.

Quando questionado sobre como pretende trabalhar em conjunto com os governos estadual e federal, Evandro Leitão disse vai se utilizar dessas relações “para que a gente possa, juntos, estar implantando medidas importantes para a população fortalezense”.

O prefeito eleito exemplificou destacando um “déficit habitacional enorme”. “Nosso compromisso, juntamente com o governo do estado e governo federal, é nós fazermos o maior programa habitacional da história de Fortaleza. Para isso, será extremamente importante essa parceria”, reforçou Leitão sobre a colaboração nesse tópico com recurso de ambos.

Outra questão importante desse alinhamento, segundo o gestor municipal, é a saúde. “Antes mesmo de nós assumirmos a Prefeitura, nós já fomos ao governo federal, juntamente com o governo do estado, e conseguimos mais de R$ 19 milhões”, enfatizando o investimento obtido para essa área.

Sobre o diálogo com a oposição na Câmara, disse que terá “uma relação extremamente respeitosa, harmoniosa, onde nós iremos sempre trabalhar na perspectiva de que a gente possa estar dialogando, para nós discutirmos e votarmos medidas importantes para população fortalezense”, pontuou.

“Assim como ao longo dos 10 anos que eu estou aqui na Assembleia Legislativa, nós estamos dialogando, conversando, fazendo a escuta com a oposição na Câmara Municipal… com a Prefeitura de Fortaleza, nós também não teremos dificuldade”, concluiu o novo prefeito.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saúde e limpeza urbana são prioridades nos 100 primeiros dias, diz Leitão à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.