Avançar na segurança é nosso maior desafio em 2025, diz David Almeida à CNN

O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), conversou com a CNN sobre os desafios enfrentados na primeira gestão e prioridades para esse segundo mandato que se inicia nesta quarta-feira (1º).

“Nos últimos quatros anos, conseguimos avançar muito em praticamente todas as áreas. […] Mas a falta de segurança pública é um enorme problema de Manaus”, afirmou.

À CNN, o prefeito indicou que “avançar na segurança, dentro das competências do município, é nosso maior desafio do primeiro ano”.

“Embora não sendo competência do município, estamos fazendo um grande esforço com a Guarda Municipal Armada. Fizemos um concurso público. Em 1º de fevereiro, 230 novos guardas municipais armados, totalmente capacitados, integrarão a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Outros 150 serão treinados em 2025”, detalhou Almeida.

Almeida foi reeleito no segundo turno das eleição municipal de 2024. Com 54,59% dos votos válidos, ele derrotou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), garantindo assim a continuidade da gestão dele na capital amazonense.

Questionado sobre como pretende dialogar com a oposição na Câmara Municipal, o prefeito garantiu que essa relação “será de muito respeito e diálogo”.

“Eu sou oriundo do Legislativo. Conheço a enorme relevância do Poder Legislativo. Todos os vereadores foram eleitos para colaborar com as boas políticas públicas e melhorar a vida do manauara. É papel dos vereadores fiscalizar, cobrar o executivo e propor boas políticas para o município, sejam eles da oposição ou não. […] Espero uma oposição respeitosa, propositiva e produtiva. Será com respeito e diálogo propositivo que conversaremos com todos os vereadores de Manaus”, ressaltou Almeida.

Já a respeito da relação com os governos estadual e federal, o gestor disse que vai seguir buscando “recursos, compartilhando os bons projetos”.

“Nosso país é uma República Federativa. Governos federal, estadual e municipal, obrigatoriamente, devem trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida e produzir o desenvolvimento socioeconômico sustentável. […] Fizemos isso nos últimos quatro anos que, a propósito, foram muito difíceis. Enfrentamos a pandemia em 2021 e convivemos com dois presidentes, mas nunca deixamos de apresentar projetos de infraestrutura, mobilidade, educação, saúde, segurança alimentar, habitação, segurança pública, empreendedorismo e meio-ambiente”, acrescentou.

“Com a experiência acumulada nos últimos quatro anos, meu governo será ainda mais propositivo em parcerias com o governo do Amazonas e com o governo federal. Tudo o que for para beneficiar Manaus terá o meu apoio e dedicação como prefeito”, completou Almeida.

Outro tópico abordado na conversa foi como melhorar a transparência do Executivo municipal ao longo dos próximos quatro anos.

“Transparência, governança e gestão sempre foram prioridade em meu governo. Nos primeiros quatro anos, implementamos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), regulamentamos políticas de compliance, criamos o Sistema Municipal de Ouvidorias, aderimos ao Fala.BR, desenvolvemos o Portal de Transparência do Fundeb, disponibilizamos as informações de renúncias de receita e as emendas parlamentares, e muito mais. Em 18/11/2024, a Controladoria-Geral do Município celebrou um Acordo de Cooperação Técnica com o governo de Rondônia, que disponibilizou, gratuitamente a Manaus, o código-fonte do seu Portal de Transparência. A propósito, é um dos melhores portais de transparência do Brasil e obteve o selo diamante da Atricon. Nosso Portal atual é selo ouro”, pontuou o prefeito.

“Teremos um novo Portal da Transparência e nossa meta é obter o selo diamante [oferecido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon]. Também iremos realizar o 1º concurso público para auditores da Controladoria-Geral do Município. Será um marco histórico para a transparência e o sistema de controle interno do município. Também teremos um código de ética que comporá o sistema de compliance municipal”, declarou Almeida.

“Em nosso plano de governo, também incluímos o desenvolvimento de um novo sistema de compras para o município. Um sistema moderno será mais seguro e trará inovações em transparência, governança, gestão e controle, com o uso de novas tecnologias e inteligência artificial. Particularmente, estou muito animado e certo de que Manaus terá um grande destaque em transparência em nossa próxima gestão”, reforçou.

Almeida também enumerou, à CNN, as prioridades para os primeiros 100 dias do novo mandato. O administrador da capital manauara fez questão de destacar que é uma continuidade. “Nos últimos quatro anos, conseguimos avançar muito em praticamente todas as áreas da Prefeitura de Manaus. Havia déficits estruturais bastante contundentes que praticamente inviabilizavam os bons resultados de políticas públicas. Tivemos que recuperar quase todas as infraestruturas existentes, tais como parques, escolas, unidades de saúde, prédios administrativos e outros. A frota de ônibus estava envelhecida e as fábricas com dificuldades de montagem e entrega. Ainda assim, renovamos quase 40% da frota. Muitos serviços da Prefeitura não funcionavam em função da pandemia. Mas felizmente esses desafios foram superados”, contou o prefeito reeleito.

“Nos primeiros 100 dias de governo, iremos fazer uma reforma administrativa na Prefeitura para o enfrentamento dos desafios advindos da mudança climática. Para tal, estaremos priorizando o lançamento do Programa de Parceria de Investimentos Manaus (PPI/Manaus), as nossas ações que serão apresentadas na COP30, a preparação dos projetos da Cidade do Autista e do primeiro hospital municipal de Manaus, o Hospital-Dia, a recepção dos novos 230 guardas municipais, a criação da Guarda Municipal Ambiental, o projeto de revitalização do Centro de Manaus e o planejamento das grandes obras de infraestrutura e mobilidade que serão realizadas nos próximos quatro anos”, relatou Almeida.

“O PPI/Manaus é um programa fundamental para aumentar os investimentos públicos, privados e público-privados em Manaus. Um exemplo de investimento do PPI/Manaus será o resgate histórico do bondinho do Centro. […] Há obras em andamento e haverá entregas de, ao menos, duas novas UBSs. Vamos seguir acompanhando o andamento das obras do complexo viário Rei Pelé e do mirante do [Parque] Encontro das Águas Rosa Almeida, para que sejam entregues em 2025 dentro do cronograma”, continuou.

“Iniciaremos as obras do complexo viário Passarão, no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Coronel Teixeira, na zona oeste. Também há a preparação de Manaus para o próximo quadriênio escolar. Esse planejamento prévio é fundamental para avançarmos ainda mais nas notas do Ideb de nossos alunos”, concluiu o gestor.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Avançar na segurança é nosso maior desafio em 2025, diz David Almeida à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.