Ampliação da infraestrutura de Boa Vista é a prioridade, diz prefeito à CNN

Prefeito reeleito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) tem na ponta da língua a prioridade para o novo mandato.

“Boa Vista é a capital que mais cresce em todo o país. Para vocês terem uma ideia, entre o censo de 2010 e censo de 2022, o crescimento da população de Boa Vista foi de 45%”, afirmou.

À CNN, antes de tomar posse nesta quarta-feira, Arthur Henrique classificou o crescimento populacional do município como “muito grande”.

Segundo o gestor, a estimativa é que Boa Vista “cresceu mais de 14%” entre 2023 e 2024. Segundo dados do IBGE, a cidade passou dos 413.000 habitantes atualmente.

“É uma cidade que cresce tanto, em tão pouco tempo, é sempre difícil digerir a ampliação de serviços, é muito crítica, precisa ampliar muito os serviços, precisa ampliar muito a infraestrutura”, ressaltou.

“O que precisa ser feito agora, nos próximos quatro anos, é essa grande ampliação de serviços, de infraestrutura, preparar a cidade para os desafios de se tornar um grande centro”, apontou o prefeito.

Sobre as perspectivas como gestor da capital roraimense, Arthur Henrique alega que, “com esse ritmo de crescimento, principalmente no trânsito, a gente já pode começar a ter as mesmas dificuldades que as grandes cidades do país têm”.

“Investimentos em infraestrutura serão prioridade nesses quatro anos, a mobilidade vai ser uma grande prioridade. Estamos concluindo a elaboração do primeiro plano de mobilidade de Boa Vista, tudo isso para já fazer as previsões para os próximos, não só para os próximos quatro anos, mas para os próximos vinte anos de Boa Vista”, detalhou.

Na opinião do prefeito, “Boa Vista é uma cidade que tem uma cultura de ser uma cidade horizontal, as pessoas não têm a cultura de viver em prédios”.

“Então não é uma cidade muito verticalizada. A gente incentiva a verticalização, mas a gente, ao mesmo tempo, não obriga, porque a cultura da população é de não buscar morar em grandes condomínios, em prédios verticais”, exemplificou o gestor.

Ainda de acordo com Arthur Henrique, “muito disso é também questão da imigração venezuelana”. Nos cálculos do prefeito, atualmente, são “em média, entrando no país aqui em Roraima [pela fronteira], dez mil pessoas da Venezuela por mês”.

“São números altos. Hoje, a gente conta com um grande apoio da Operação Acolhida, que está abrigando algo em torno de 8 mil pessoas, dados recentes, recebidos agora na semana passada, de que 8 mil pessoas estão abrigadas”, destacou.

Reeleito em primeiro turno na eleição municipal de 2024, Arthur Henrique conquistou 75,18% dos votos válidos.

Questionado sobre como pretende dialogar com a oposição na Câmara Municipal, o prefeito apontou que essa relação “precisa ser harmônica”. Para Arthur Henrique, foi o caminho no primeiro mandato e ele vai “manter esse tipo de relação, ouvindo a oposição, entendendo onde é que estão as dificuldades, tentando melhorar aquilo que a gente faz, para a gente poder fazer um governo ainda melhor”.

“A gente fez um trabalho que a população reconheceu nesses quatro anos, por isso nós conseguimos vencer as eleições ainda no primeiro turno, com 75% dos votos da população de Boa Vista. Isso demonstra que a gente conseguiu atender os anseios que eles tinham nesses quatro anos de trabalho, mas a oposição é importante, ela faz a gente refletir sobre os caminhos e as decisões que a gente toma, encontrar onde é que a gente pode melhorar”, avaliou.

“A gente não está na Prefeitura… prefeito não é dono da cidade. O prefeito está lá para realizar aquilo que a população espera e o vereador tem uma participação importante nisso, tanto da posição, de quem acompanha o executivo, né, quanto de quem está na oposição, são eles que estão rodando a cidade todos os dias, ouvindo categorias”, garantiu o gestor.

Arthur Henrique reiterou o quão importante é obter recursos junto à Brasília, que chamou de “relação primordial”, porque, com relação aos investimentos, “a gente depende muito da receita que a gente consegue com o governo federal”.

“A relação do município de Boa Vista com o governo federal é fundamental. Hoje, a maior parte das receitas do município de Boa Vista são frutos de recursos do governo federal. Os repasses do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], os repasses que a gente consegue através dos convênios com os ministérios, das emendas parlamentares com a bancada federal. Então, hoje, basicamente, o recurso, que a gente tem das receitas nossas, locais do município, basicamente serve para que a gente possa fazer a manutenção da cidade”, enfatizou.

“Então a relação é cordial, a gente acessa os ministérios para poder ter ampliação dos nossos serviços. Conseguimos fazer grandes ampliações nos serviços de saúde, por exemplo, nestes dois últimos anos. Conseguimos já, agora, recursos com os parlamentares para fazer importantes investimentos na área de mobilidade, infraestrutura urbana, drenagem para resolver pontos críticos de alagamento, investimentos que vão ser feitos também para reduzir os pontos críticos de estrangulamento do trânsito da cidade”, acrescentou Arthur Henrique.

Já em relação ao governo estadual, “a gente já tem a relação mais em cima daqueles pontos onde há uma relação de serviços”.

“Então na saúde, na educação, as comissões bipartite e as comissões tripartite discutem políticas públicas para que sejam implantadas, aqui em Boa Vista, e é importante a participação do governo nesse ponto, porque a saúde do município também depende da saúde do governo e vice-versa, assim como a educação”, reforçou.

Outro tema abordado com o gestor foi como melhorar a transparência do Executivo municipal, a qual ele se referiu como “um ponto importante” para essa administração, “por meio do “processo de comunicação com a população, levando as informações das nossas ações primordiais, discutindo com a população e recebendo inputs também”.

“Então nós estamos, agora, concluindo uma revisão do plano diretor e o plano de mobilidade, que foram inteiramente construídos a partir de audiências públicas, de consultas públicas, apresentando o que está sendo discutido para a população”, revelou.

Arthur Henrique reforça a necessidade de ouvir também “os anseios da população” por meio “das ferramentas tecnológicas”, como “o Portal da Transparência e um observatório municipal”.

Ele diz que esse é “um momento de planejamento” para, ainda nesse primeiro semestre, “iniciar a implantação de um observatório municipal, que é uma forma da gente melhorar aquilo que está dentro do Portal da Transparência”.

“O Portal da Transparência, hoje, ele basicamente segue o que está sendo exigido pelas leis de transparência que a gente tem no Brasil hoje, né, de formação… e o observatório vai tornar isso mais didático para a população. Às vezes, os dados das leis, lei de diretrizes orçamentárias, leis do orçamento anual do município, são muito difíceis. Tudo isso está lá no Portal da Transparência, mas, às vezes, é difícil a população entender o que aquilo ali compreende. Então a gente está implantando um observatório municipal para poder tornar essas informações mais fáceis para a população”, mencionou o prefeito.

Arthur Henrique também elencou as prioridades para os 100 primeiros dias do segundo mandato, que, segundo o gestor, “são os momentos mais importantes para o planejamento”.

“A entrega dos dois planos que nós estamos elaborando agora, para a revisão do plano diretor, que define como é que vai ser o crescimento da cidade de Boa Vista pelos próximos 20 anos, e do plano de mobilidade, que também traz, para a gente, a ideia de onde são as obras mais importantes, para reduzir os pontos críticos de trânsito daqui, para melhorar a mobilidade para o pedestre, né, que é o plano principal de mobilidade. Esses dois planos serão entregues nesses primeiros 100 dias”, contou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito também anunciou algumas obras importantes, como “o início da construção de 1.299 unidades do Minha Casa Minha Vida”.

“Uma cidade que cresce muito, precisa fortalecer a questão da habitação… então também é prioridade da nossa gestão, que já vai iniciar, dentro dos próximos 100 dias, e vamos fazer entregas de obras importantes também, como novas praças em bairros que são bem afastados do Centro, João de Barro e Pedra Pintada”, complementou.

“Vamos entregar a ampliação de novas escolas, uma Unidade Básica de Saúde no bairro mais populoso da cidade de Boa Vista, que é Cidade Satélite, o primeiro centro especializado em reabilitação infantil de Boa Vista, que vai atender crianças com deficiência, tanto com deficiência física, quanto com deficiência intelectual. Então, são ações muito importantes que impactam diretamente a vida de milhares de pessoas”, concluiu Arthur Henrique.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ampliação da infraestrutura de Boa Vista é a prioridade, diz prefeito à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.