Ucrânia encerra fornecimento de gás russo à Europa

A Ucrânia cumpriu a promessa de suspender o transporte de gás russo para a Europa através do seu território, depois de um acordo importante com Moscou ter expirado nesta quarta-feira (1°).

A recusa da Ucrânia em renovar o acordo de transporte foi um movimento esperado, mas simbólico, depois de quase três anos de guerra em grande escala com a Rússia, e uma vez que a Europa já reduziu drasticamente a quota de Moscou nas suas importações de gás. O Ministério da Energia da Ucrânia disse que encerrou o acordo “no interesse da segurança nacional”.

“Paramos o transporte do gás russo. Este é um acontecimento histórico”, afirmou o ministério em comunicado, acrescentando que a sua infraestrutura de transporte de gás foi preparada antes do vencimento.

No ano passado, a gigante da indústria Gazprom, propriedade do Kremlin – e que assinou o acordo de transporte com a ucraniana Naftogaz em 2019 – registrou uma perda de 6,9 ​​bilhões de dólares, a primeira em mais de 20 anos, devido à diminuição das vendas para a Europa, informou a Reuters. Isto apesar dos seus esforços para aumentar as exportações para o novo comprador, a China.

A Ucrânia enfrenta agora a perda de cerca de 800 milhões de dólares por ano em taxas de transporte da Rússia, enquanto a Gazprom perderá perto de 5 bilhões de dólares em vendas de gás, segundo a agência de notícias. Vários países europeus que ainda compram gás russo já haviam organizado rotas alternativas de abastecimento, informou.

O acordo expirado representava cerca de 5% do total das importações de gás da União Europeia, segundo o think tank Bruegel, com sede em Bruxelas, e abastecia principalmente a Áustria, a Hungria e a Eslováquia. Agora, após o fim, a Europa recebe gás da Rússia através de uma única rota: o gasoduto Turkstream, que atravessa a Turquia e segue para a Bulgária, Sérvia e Hungria, diz Bruegel.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia encerra fornecimento de gás russo à Europa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.