Taiwan relata a primeira ‘patrulha de combate’ chinesa do Ano Novo

O Ministério da Defesa de Taiwan disse na quinta-feira (2) que aviões de guerra e navios de guerra chineses realizaram a primeira “patrulha de combate” ao redor da ilha no Ano Novo, depois que o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, novamente expressou disposição de conversar com Pequim.

A China, que vê Taiwan, governado democraticamente, como seu próprio território, envia militares para perto da ilha quase diariamente e realiza o que Taiwan chama de “patrulhas conjuntas de prontidão para combate” várias vezes por mês.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter detectado 22 aeronaves militares chinesas, incluindo caças J-16, realizando uma “patrulha conjunta de prontidão de combate” ao redor de Taiwan em conjunto com navios de guerra chineses, a partir da manhã de quinta-feira.

O relatório disse que a aeronave chinesa voou no espaço aéreo ao norte, oeste, sudoeste e leste de Taiwan, e que forças taiwanesas foram enviadas para vigiar.

O Ministério da Defesa da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Lai, em sua coletiva de imprensa no dia de Ano Novo, reiterou seu desejo de trocas com a China. Ele pediu repetidamente por conversas, mas foi rejeitado. Pequim, que realizou duas rodadas de jogos de guerra em torno de Taiwan no ano passado, o chama de “separatista“.

Na quarta-feira (1º), o Comando do Teatro Oriental da China, cuja área de responsabilidade inclui Taiwan, divulgou um vídeo de Ano Novo nas redes sociais de navios e aviões de guerra, e o que parecia ser um caça chinês voando perto de uma aeronave de patrulha P-8 Poseidon que os Estados Unidos às vezes enviam pelo Estreito de Taiwan.

O vídeo, ao som da música “Chinese”, do astro pop de Hong Kong Andy Lau, também incluiu imagens de estudantes chineses visitando Taiwan no final do ano passado a convite do ex-presidente Ma Ying-jeou.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Lin Chia-lung, disse a repórteres em Taipei na quinta-feira (2) que o vídeo era mais uma guerra psicológica chinesa.

“É o Exército de Libertação Popular mostrando sua intimidação a Taiwan”, disse ele.

Lai e seu governo dizem que somente o povo de Taiwan pode decidir seu futuro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taiwan relata a primeira ‘patrulha de combate’ chinesa do Ano Novo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.