Nota do PT pró-Maduro foi discutida no zap da Executiva Nacional do partido e não teve voto contra


Texto fala em ‘jornada pacífica, democrática e soberana’ e cita ‘Maduro, agora reeleito’. Maduro fala após Conselho Nacional Eleitoral proclamar sua vitória
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
A nota divulgada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores em que reconhece a reeleição do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi discutida no grupo de WhatsApp da Executiva e não teve nenhum voto contrário, informou o partido.
“Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, diz a nota.
A conversa aconteceu na tarde desta segunda-feira (29). A deputada Gleisi Hoffmann havia dito para todos ficarem atentos ao zap porque o PT teria que se pronunciar em relação à Venezuela.
Gleisi e Romero Pereira, secretário de relações internacionais do PT, enviaram a nota no grupo. Ninguém se manifestou contra.
O último voto a favor foi do senador Humberto Costa. Depois da repercussão negativa, ele disse ao blog que considera que o ideal seria adotar o mesmo posicionamento do governo: esperar as atas para se pronunciar.
Aliados de Lula veem como erro e munição ao bolsonarismo a nota do partido que reconhece a contestada vitória de Nicolás Maduro na eleição venezuelana de domingo (28).
Os resultados divulgados pelo órgão oficial venezuelano informam que Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.
Leia, abaixo, a íntegra das notas divulgadas pelo PT e pelo governo:
Executiva Nacional do PT
O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana.
Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.
O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.
Ministério das Relações Exteriores
O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.
Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.
Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.