Maternidade abre inscrições para cadastro de doulas autônomas em Salvador; saiba como fazer

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) abriu inscrições para o cadastro de doulas autônomas. As inscrições são continuadas, ou seja, acontecem durante todo o ano.
Segundo a Universidade Federal da Bahia (Ufba), podem inscrever-se profissionais com curso de formação de doulas fornecido por qualquer instituição. Para isso, basta entrar em contato por meio do e-mail [email protected].
No assunto, é importante que esteja descrito “DOULA”. A ficha de cadastro e o passo a passo serão enviados posteriormente para o e-mail da pessoa interessada.
Segundo explica o chefe da Unidade de Centro Obstétrico e Processamento de Material Esterilizado da MCO-UFBA, Leonildo Silva, antes de iniciar suas atividades, a doula deverá participar de uma visita à instituição para conhecer as normas e rotinas de funcionamento da maternidade. O agendamento será feito por e-mail.
“Após aprovação do cadastro e visita guiada, será fornecido à doula uma credencial, que certificará seu cadastro e legitimará sua atuação na MCO-UFBA. Com ela em mãos, a doula deverá se apresentar à equipe de profissionais da Unidade de Centro Obstétrico no momento da internação da paciente que irá acompanhar durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”, disse.
O cadastramento de doulas na MCO-UFBA atende à Lei Municipal nº 9.782/2024. Se acordo com Silva, o cadastro não significa vínculo trabalhista com MCO-UFBA e remuneração pública.
“São profissionais que se valem de tecnologia leve e inovadora no cuidado em saúde, recomendada por organismos e instituições mundiais pela centralidade na atenção integral, para redução de iniquidades a partir da promoção da educação em saúde e de direitos reprodutivos e sexuais”, disse ele, completando que elas atuam como agente de um modelo de cuidado obstétrico humanizado e cientificamente embasado.
O que é doula?
Uma doula é uma profissional treinada para oferecer suporte físico, emocional e informativo a mulheres antes, durante e após o parto. O seu papel de ajudar a criar uma experiência de parto mais positiva, apoiando a mãe e a família da criança de forma contínua.
Antes do parto, a doula prepara a mulher para o nascimento. Durante o parto, ela oferece conforto físico, como massagens, técnicas de respiração e posições para aliviar a dor, incentiva a mãe e atua como um ponto de apoio emocional, além de facilitar a comunicação entre a gestante, a equipe médica e os acompanhantes.
Após o parto, o papel da doula é ajudar no período pós-parto imediato, especialmente na amamentação, e oferecer apoio emocional e prático para os primeiros dias da mãe com o bebê.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.