Etiópia entra em alerta após série de terremotos e risco de erupção vulcânica


Autoridades começaram a levar moradores para locais seguros nesta sexta-feira (3). Terremoto de magnitude 5,8 foi registrado a cerca de 200 km da capital. Fenda de 60 quilômetros de extensão na região de Afar, em uma das áreas mais inóspitas do planeta, aberta após 420 terremotos e atividade vulcânica em 2005.
PROF. J. R. ROWLAND, UNIVERSIDADE DE AUCKLAND via BBC
A Etiópia começou operações para retirar moradores de áreas de risco após um vulcão do norte do país dar indícios de que pode entrar em erupção, nesta sexta-feira (3). Uma sequência de terremotos também foi registrada no país nas últimas horas.
O tremor mais recente foi registrado por volta das 21h50 desta sexta, pelo horário de Brasília, com magnitude de 5,8. Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre estragos ou feridos.
A área onde as autoridades iniciaram operações de retirada fica a menos de 200 km da capital, Addis Ababa. Apesar de ser ainda muito cedo para determinar se o vulcão irá entrar em erupção ou não, o governo resolveu se adiantar na proteção dos moradores.
Órgãos oficiais e a imprensa estatal também passaram a emitir recomendações para que moradores se protejam em caso de fortes tremores.
A região onde os tremores aconteceram é conhecida como Afar. Nesta área, três partes separadas da crosta terrestre se encontram — no chamado “Triângulo de Afar”. Há fendas e rachaduras no solo. Cientistas afirmam que um oceano pode se abrir no local daqui 1 milhão de anos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.