O que fazer quando crianças pegam virose em viagem, como Mavie e Davi Lucca?

Com a aproximação do verão e das festas de fim de ano, os casos de virose costumam aumentar. A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, por exemplo, registrou mais de 2 mil atendimentos pela doença em dezembro. Nem mesmo filhos de celebridades escapam dos perigos da infecção: Mavie, 1, e Davi Lucca, 12, herdeiros do jogador de futebol Neymar Jr., 32, estão doentes, conforme revelou Bruna Biancardi, 30, na sexta-feira (3).

A influenciadora, que é mãe de Mavie, contou que passou o Réveillon em Dubai com a pequena e o enteado, e parte do grupo passou mal. “Chegamos em Riad e olha a cara da mãe, acabada. Já começamos o ano como? Mavie doente, geral com virose. Eu não peguei, graças a Deus, mas o médico está vindo aqui vê-la”, iniciou. “Ela está com uma febrezinha desde ontem, Davi também não foi no passeio porque estava passando mal, ficou no hotel”, conta.

A virose é uma infecção causada por vírus que afeta o tubo digestivo inferior, ou seja, o intestino grosso. A doença leva a sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal.

Os principais agentes por trás das viroses são o rotavírus e o adenovírus. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra, principalmente quando não há a higienização correta das mãos. Porém, a principal forma de transmissão é através da ingestão de alimentos e água contaminados.

De acordo com a médica infectologista e patologista clínica da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Carolina Lázari, as infecções virais desse período são comuns e estão atreladas à contaminação de água e as bacterianas, à de alimentos, particularmente aqueles acondicionados sob refrigeração inadequada.

Como cuidar dos filhos com virose em viagens?

As viroses podem ser tratadas com medidas para aliviar os sintomas. Por isso, mesmo em viagens, como a de Biancardi com sua família, é possível sanar a infecção.

De acordo com o Manual MSD, as principais medidas para tratar uma virose são:

  • Reidratação: maior ingestão de água e, em casos necessários, soro administrado por via intravenosa;
  • Medicamentos antidiarreicos e probióticos;
  • Antitérmicos, para alívio de febre, se houver;
  • Antiemético, para alívio das náuseas;
  • Alimentação leve, evitando alimentos gordurosos.

Além disso, o repouso é fundamental para a total recuperação da virose. Cuidar da alimentação e da ingestão de líquidos também é um cuidado indispensável, de acordo com Lázari.

“O ideal é comer em lugares conhecidos e que garantam a procedência e a conservação dos alimentos, de preferência em locais que tenham refrigeração. Alimentos vendidos por ambulantes com isopor, por exemplo, ficam geralmente expostos ao sol por muito tempo, sem reposição de gelo, e tendem a ficar em temperaturas inadequadas para conservação”, adverte a especialista.

Outras formas de prevenir uma virose em crianças incluem:

  • Beber água filtrada;
  • Evitar ambientes fechados;
  • Manter a carteira de vacinação atualizada;
  • Evitar o contato com pessoas doentes.

Bruna Biancardi mostra fotos de passeio em deserto com Mavie; veja

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que fazer quando crianças pegam virose em viagem, como Mavie e Davi Lucca? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.