Vídeo mostra tentativa de salvamento de casal que morreu afogado em Monte Mor


Homem e mulher morreram durante passeio em barco de pesca que virou com nove pessoas. Menino de 4 anos estava entre as vítimas. Vídeo mostra tentativa de salvamento de casal que morreu afogado em Monte Mor
Imagens gravadas por testemunhas após acidente com barco de pesca em um lago de Monte Mor (SP) neste domingo (5), mostram resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros de Hortolândia (SP) e momento em que médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentam reanimar uma das vítimas dentro da ambulância. [veja acima]
O acidente aconteceu durante um passeio de barco com nove pessoas em uma lagoa particular no Bairro Ypê Amarelo. Uma criança de quatro anos precisou de atendimento médico e foi encaminhada ao Hospital Sagrado Coração de Jesus.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O casal que morreu ficou submerso. Bombeiros voluntários de Monte Mor foram os primeiros a chegar ao local e depois vieram os bombeiros de Hortolândia e equipes da Defesa Civil. O lago fica em uma chácara onde estavam cerca de 40 pessoas em uma comemoração. Segundo os bombeiros, o barco não comportava as nove pessoas.
Vídeo mostra tentativa de salvamento de casal que morreu afogado em Monte Mor
José Alber / Arquivo pessoal
Na delegacia, parentes das vítimas não gravaram entrevista, mas disseram que o responsável pela chácara é amigo deles. O homem foi liberado pela polícia, a investigação segue para indicar se ele teve alguma responsabilidade no caso.
A prefeitura de Monte Mor foi procurada, mas até o momento de publicação desta matéria não houve resposta.
Casal morre afogado após barco de pesca com nove pessoas virar em lago de Monte Mor
O acidente em Monte Mor
Um casal morreu e um grupo de pessoas ficou ilhado após um barco virar em um lago, em Monte Mor (SP), neste domingo (5), informou a Polícia Civil.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o homem já tinha sido resgatado por bombeiros voluntários de Monte Mor, com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Eles também resgataram a mulher, que estava submersa, pouco tempo depois, mas foi constatado o óbito dela por um médico.
João Lucas de Freitas, de 54 anos, e Vânia de Oliveira Meira, de 48 anos, se afogaram após barco virar
Reprodução/ Facebook
“Aproximadamente uns 10 minutos de pesquisa [buscas], a gente conseguiu encontrar a senhora que tinha se afogado. Retiramos ela, colocamos no barco que estava próximo lá, iniciei o procedimento de RCP [reanimação cardiopulmonar] e levamos até a margem, onde o médico do [helicóptero] Águia estava no local e ele constatou o óbito”, relatou Emanuel Almir Alves Santana, sargento do Corpo de Bombeiros de Hortolândia.
Eles são marido e mulher e foram identificados como João Lucas de Freitas, de 54 anos, e Vânia de Oliveira Meira, de 48 anos.
Uma criança precisou de atendimento médico e foi encaminhada ao Hospital Sagrado Coração de Jesus em Monte Mor, mas com ferimentos leves.
Ambulâncias e viatura do Corpo de Bombeiros às margens do lago onde ocorreu o incidente
Arquivo pessoal
Grupo resgatado de ilha
Os demais conseguiram se salvar, após alcançarem uma ilha que fica no lago, até serem resgatados. A Defesa Civil também auxiliou nos resgates.
“Eles estavam em sete na ilha, seis adultos e uma criança. A gente utilizou uma embarcação local, que estava lá, do Bombeiro Municipal. Foram retirados com segurança, conduzidos de colete e transportados pela embarcação que estava lá até o local seguro”, explicou o sargento.
Trabalhos de bombeiros voluntários no local do afogamento
Bombeiros Voluntários de Monte Mor
Barco inadequado e falta de coletes
Segundo o Corpo de Bombeiros, o lago fica em uma chácara onde estavam cerca de 40 pessoas, em uma confraternização, e o barco, que era de pesca, não comportava nove pessoas.
“Era um barco pequeno sem condições de receber essa quantidade de pessoas. E faltou colete. Eles não estavam usando nenhum equipamento de segurança para estar na água. A gente não tem conhecimento se eles sabiam ou não sabiam nadar. Mas ali, da forma que foi feito, ficou inseguro para todos eles”, avaliou o bombeiro.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
“Eles estavam em sete na ilha, seis adultos e uma criança. A gente utilizou uma embarcação local, que estava lá, do Bombeiro Municipal. Foram retirados com segurança, conduzidos de colete e transportados pela embarcação que estava lá até o local seguro”, explicou .
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.