Blinken quer conclusão de acordo de cessar-fogo em Gaza nas próximas semanas

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na segunda-feira (6) que Washington queria ver um acordo de cessar-fogo em Gaza concluído e os reféns libertados nas próximas duas semanas.

Um novo esforço está em andamento para chegar a um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas e devolver os reféns israelenses antes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tome posse em 20 de janeiro, disse Blinken.

“Queremos muito terminar isso nas próximas duas semanas, o tempo que nos resta”, disse Blinken durante uma entrevista coletiva conjunta em Seul com seu colega sul-coreano Cho Tae-yul.

Blinken está na Coreia do Sul esta semana para se reunir com altos funcionários do governo para reafirmar a aliança com Seul, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA.

Em meio à turbulência política na Coreia do Sul durante sua visita, Blinken disse na segunda-feira (6) que Washington confia plenamente na resiliência da democracia da Coreia do Sul.

Pouco depois de Blinken se encontrar com o presidente interino da do país, Choi Sang-mok, a Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico de alcance intermediário para o mar.

O lançamento de segunda-feira (6) foi o primeiro de Pyongyang desde 5 de novembro, quando disparou pelo menos sete mísseis balísticos de curto alcance.

“Condenamos o lançamento de mísseis da RPDC hoje. Mais uma violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse Blinken, que também alertou sobre o aprofundamento dos laços de Pyongyang com Moscou.

Ele disse que Washington acredita que a Rússia pretende compartilhar tecnologia espacial e de satélite com a Coreia do Norte em troca de seu apoio à guerra na Ucrânia, na qual mais de 1.000 soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Blinken quer conclusão de acordo de cessar-fogo em Gaza nas próximas semanas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.