Petrobras lança primeira chamada de propostas para aquisição de biometano

A Petrobras lança nesta segunda-feira (6) uma primeira chamada de propostas para aquisição de biometano. A estatal informou que a iniciativa vem em linha com seus objetivos de descarbonização e robustecimento do portfólio de gás.

Em paralelo, o processo atende às previsões de criação de um mandato para biometano constante da Lei do Combustível do Futuro (14.993/2024), sancionada no ano passado.

Serão recebidas ofertas para contratação firme com entregas a partir de 2026 e prazos contratuais de até 11 anos.

O recebimento do biometano será feito em diferentes pontos de entrega, tais quais refinarias, usinas termelétricas, malhas de transporte e distribuição.

“Se a empresa (Petrobras) obtiver sinalização positiva dos produtores quanto às condições de competitividade e oferta desse insumo, pode adquirir volumes 3 a 4 vezes maiores do que a produção média diária de biometano do País, que é de cerca de 220 mil m³/dia”, escreveu em nota o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Maurício Tolmasquim.

O executivo vai dar maiores detalhes sobre o programa em entrevista coletiva às 15 horas.

Segundo a Petrobras, o processo “incentiva o desenvolvimento de todo o ecossistema do biometano em diversos pontos do país” e contribui para a viabilização de investimentos na cadeia produtiva da agroindústria, sobretudo sucroalcooleira e pecuária, além dos aterros sanitários.

Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Petrobras lança primeira chamada de propostas para aquisição de biometano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.