“Fui ensinada a dizer que não era negra”, diz Vanessa da Mata

A cantora Vanessa da Mata, 48, foi questionada sobre sua construção identitária como mulher parda durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. Na ocasião, ela revelou que foi ensinada a dizer que não era negra.

“Desde pequena, eu tive um embate porque (…) o meu pai é branquelo do olho claro, e a família de mãe é índio negro. (…) Era uma época em que ninguém falava disso”, começou.

Fui ensinada a dizer que não era [negra]. Minha filha, olha meus traços, olha o meu cabelo, olha a minha bunda. Eu sou completamente negra. A pele foi do meu pai, mas até o canto é da minha mãe”, continuou.

“Isso foi um embate sério. Até eu demorei um pouco, porque você é ensinado a não ser. É muito bom ver as novas gerações que se afirmam. É um orgulho. Mas ainda temos essa situação de querer disfarçar e não querer se ver”, completou.

A cantora também falou, no entanto, sobre a não aceitação dentro do movimento: “O preto retinto sofre imensuravelmente mais. É inacreditável o sofrimento, mas a gente passa por muito sofrimento também.”

Veja o vídeo abaixo

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Fui ensinada a dizer que não era negra”, diz Vanessa da Mata no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.