‘Nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos’, diz Trudeau, em resposta a comentários de Trump


Em resposta a jornalistas, o presidente eleito dos Estados Unidos criticou os supostos ‘custos’ de segurança de seu país com o vizinho do norte e sugeriu anexá-lo. Ele já havia chamado o Canadá de ’51º estado’. Justin Trudeau em encontro político em Ottawa, no Canadá
Blair Gable/Reuters
“Nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos”, escreveu o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau nas suas redes sociais nesta terça (7), em resposta às falas de Donald Trump a jornalistas mais cedo.
“Os trabalhadores e as comunidades dos nossos dois países beneficiam do fato de sermos os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro”, diz a mensagem de Trudeau na rede social X.
Mais cedo, Donald Trump reiterou que aplicará “tarifas pesadas” ao México e ao Canadá, alegando ser para compensar pelo alto fluxo de drogas que entra nos EUA pelas fronteiras.
Em relação ao Canadá, Trump sugeriu que o país fosse incorporado aos Estados Unidos, se tornando o 51º estado norte-americano. O presidente eleito disse ainda que poderia usar “força econômica” para uma fusão entre os dois países.
“Você se livra da linha traçada artificialmente e observa como ela fica… e também seria uma segurança financeira muito melhor”, disse.
Segundo o presidente eleito, os Estados Unidos gastam demais para defender o Canadá e defendeu que o país deixe de comprar madeira ou carros canadenses, já que “não precisa” dos produtos do vizinho.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.