Redação: 5 regras gramaticais para se dar bem no vestibular

A redação é uma das partes mais importantes dos vestibulares. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, o texto vale 20% da nota. Além disso, para participar de programas que dão acesso ao ensino superior, o estudante não pode ter zerado a redação.

Sabendo disso, a CNN falou com o professor Fernando Andrade, do Estratégia Vestibulares, para elencar as cinco regras gramaticais fundamentais para uma boa redação. Confira:

  • Períodos completos e claros: o professor recomenda que o estudante evite frases muito longas, com mais de três verbos.
  • Vírgula: não use a vírgula para separar sujeito e verbo.
  • Conectivos: use conectivos de acordo com seu valor semântico. Por exemplo, use “mas” para expressar contrariedade e “onde” para retomar somente lugar.
  • Crase: não use crase antes de palavras masculinas.
  • Concordância: preste atenção para o verbo sempre concordar com o sujeito. Os termos da oração – numerais, adjetivos e artigos – também devem concordar com o substantivo em gênero (feminino ou masculino) e quantidade (singular ou plural).

Para garantir que os estudantes tenham um bom desempenho na redação, também é essencial que eles treinem todas as semanas. Dessa forma, seguir as regras será mais natural.

Redação do Enem: como fazer uma conclusão nota mil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Redação: 5 regras gramaticais para se dar bem no vestibular no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.