Lamine Yamal confirma renovação com o Barcelona à CNN: “Clube da minha vida”

É o clube onde ele fez seu nome e onde quer continuar escrevendo sua história por muito tempo no futuro. Lamine Yamal e o Barcelona formam uma parceria que remonta à sua entrada na famosa Academia La Masia aos 7 anos de idade. Aos 15, o atacante se apresentou ao mundo do futebol, tornando-se o estreante mais jovem do clube em LaLiga.

Aos 16, firmou com os blaugrana com uma cláusula de rescisão astronômica de mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões). Agora, aos 17 anos, o prodígio está pronto para comprometer seu futuro a longo prazo com o gigante catalão.

“Não sei quando [o contrato será assinado], mas acredito que será em breve”, disse ele com exclusividade à CNN após ganhar o prêmio de Jogador Revelação no recente Globe Soccer Awards em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

“No fim das contas, o Barça é o clube da minha vida. Espero renovar meu contrato com eles e ficar com eles o máximo possível. Quero jogar na liga espanhola. Quero jogar pelo Barça e, sim, vou renovar meu contrato. Eu vou.”

No futuro imediato, o astro do Barcelona está se aproximando de um retorno à plena forma física após ficar quase um mês afastado devido a uma lesão no ligamento do tornozelo direito sofrida durante a surpreendente derrota na liga para o Leganés, no mês passado.

Foi um golpe não apenas para Yamal — que começou a temporada tendo feito 21 aparições em todas as competições, marcando seis gols e dando 11 assistências — mas também para o técnico Hansi Flick e para a equipe como um todo.

A ausência de Yamal coincidiu com o Barça perdendo a liderança de LaLiga, apesar de ter registrado seu melhor início de temporada na competição com sete vitórias em sete jogos. O clube, no entanto, tem a oportunidade de reiniciar sua temporada na Arábia Saudita esta semana enquanto busca reconquistar a Supercopa da Espanha, troféu que conquistou pela última vez em 2023.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FC Barcelona (@fcbarcelona)

O Barça enfrenta o Athletic na semifinal, nesta quarta-feira (9), com Flick confirmando que Yamal está pronto para jogar.

“É verdade que Hansi é um treinador diferente. O estilo de jogo é diferente”, diz Yamal, que espera conquistar seu segundo grande troféu com o Barça. “Procuramos nos adaptar ao que ele nos diz, e acho que estamos fazendo bem.”

“Em 2025, daremos tudo de nós para ganhar troféus, começando com a Supercopa da Espanha e, esperamos que seja o melhor ano de nossas vidas.”

Para ajudar a realizar esse ano dos sonhos, o Barça espera reconquistar o título de LaLiga e dar grandes passos na Europa. Depois de ser campeão na cional na temporada 2022-23, as rédeas foram devolvidas ao eterno rival Real Madrid na temporada passada. A temporada atual está se moldando para ser uma corrida histórica com o próprio Real, o Atlético Madrid e o Barcelona envolvidos em uma disputa acirrada entre três equipes.

Quando perguntado se acredita que os catalães vencerão LaLiga nesta temporada, Yamal responde enfaticamente: “Claro. Sem dúvida. No final, LaLiga será vencida contra as equipes para as quais perdemos anteriormente. Acho que é uma questão de foco. Mostramos nos momentos importantes que somos os melhores e continuaremos assim.”

Na frente europeia, uma forte exibição na fase de grupos da reformulada Champions League coloca o Barcelona atualmente em segundo lugar na classificação de 24 equipes, com dois jogos restantes.

Na pior das hipóteses, o clube está garantido nos playoffs, mas buscará a classificação automática com jogos contra Benfica e Atalanta ainda este mês. A última aparição do Barça em uma final de Champions foi há 10 anos, com uma vitória contra a Juventus, quando o famoso trio “MSN” de Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar guiou o Barça ao seu quinto título europeu.

Com sua velocidade impressionante, controle de bola preciso e finalização clínica, Yamal já está sendo comparado à superestrela brasileira Neymar.

“Eu tinha cinco anos quando o vi no Santos, mas sete anos quando o vi pessoalmente no Barcelona no Camp Nou”, ele relembra. “Foi incrível vê-lo. Sim, é verdade que [Lionel] Messi estava lá e também era incrível, mas ele era algo totalmente diferente”.

Apesar de ter apenas 17 anos, Yamal já se mostrou uma das maiores promessas do futebol mundial. Um ano que testemunhou marco histórico após marco histórico sendo ultrapassados de forma devastadoramente natural. No âmbito doméstico, ele se tornou o mais jovem a marcar em El Clásico, a participar de uma partida eliminatória da Champions League e a fazer 50 aparições competitivas pelo Barça.

Internacionalmente, Yamal se tornou o mais jovem artilheiro na história da Eurocopa, finalista na competição do torneio e, com a vitória da Espanha, vencedor de um grande troféu internacional. Até mesmo o adolescente sorridente está surpreso com a velocidade de sua meteórica ascensão.

“É verdade que as coisas aconteceram muito rapidamente”, ele diz. “Não acho que isso seja normal para um adolescente. Acho que é legal ser o primeiro adolescente a fazer essas coisas. No final, só penso no futuro. Só penso nas coisas boas que acontecem e é isso. Como minha mãe diz: “Sempre aproveite o momento porque tudo passa tão rápido’.”

Enquanto o adolescente estava driblando defensores na Eurocopa, ele simultaneamente fazia sua lição de casa como estudante do ensino médio. Um vídeo viral nas redes sociais mostrou o então jovem de 16 anos estudando para seus exames do ESO (educação secundária obrigatória da Espanha), resolvendo equações matemáticas ou aperfeiçoando sua gramática inglesa.

“Vou à aula e todo dia recebo diferentes tarefas de casa”, ele disse à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) na época. “Às vezes, eles me dão mais para fazer em casa, mas eu faço todos os dias. Se eles veem que estamos nas quartas de final ou oitavas de final (nas competições), eles não me dão muito trabalho, mas nos dias de descanso, quando ele sabe que não estou fazendo nada, ele me diz para fazer algumas coisas”, disse sobre seu professor.

“Passei no ESO (Educação Secundária Obrigatória)”, ele conta à CNN enquanto sorri. “Eu estava estudando e jogando, mas o ano todo foi bem. Ganhei a Eurocopa, passei no ESO e agora estou tranquilo. Estou totalmente focado no futebol e vou continuar assim.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lamine Yamal confirma renovação com o Barcelona à CNN: “Clube da minha vida” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.