Dicas para se proteger de raios no Litoral

Dicas para se proteger de raios no Litoral

No Litoral do Paraná, episódios de chuvas têm sido registrados com mais frequência. De acordo com a Defesa Civil, as chuvas mais persistentes devem perder força, colaborando com a programação de férias dos turistas e visitantes. Mas segundo o Capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, ainda há previsão de chuvas isoladas.

Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas. A capitã Tamires Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), reforça que a segurança dos banhistas começa com a escolha de locais monitorados e protegido por guarda-vidas.

É preciso evitar ainda a proximidade de árvores e objetos metálicos altos, como guarda-sóis e cercas, que podem atrair raios. Caso o banhista esteja na água, a orientação é a saída imediata, já que a água salgada aumenta significativamente o risco de descargas elétricas. Durante a temporada de verão, o Corpo de Bombeiros estará presente nas praias paranaenses com guarda-vidas atuando em solo, nos postos de atendimento e em toda a extensão de areia, além de equipes na água, em helicópteros e com o suporte de drones, para garantir a segurança dos veranistas em diferentes condições. Desde 14 de dezembro, os bombeiros já realizaram mais de 660 resgates no mar, além de terem registrado 44 casos de afogamento.

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.