
O Paraná é, pelo quarto ano consecutivo, o estado mais sustentável do Brasil. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Paraná obteve nota máxima de desempenho em sustentabilidade ambiental. O destaque fica por conta de políticas públicas ligadas, principalmente, à coleta seletiva de lixo, combate ao desmatamento e altos índices de tratamento de esgoto. O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, considera que o resultado é consequência de um trabalho em conjunto que envolve todas as secretarias.
Divulgado anualmente, o estudo analisa 99 indicadores agrupados em 10 eixos estratégicos nas áreas de sustentabilidade social e ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, inovação, infraestrutura, educação, solidez fiscal, segurança pública e potencial de mercado.
LEIA MAIS
- Acesso irregular em São Luiz do Purunã é fechado
O resultado no quesito sustentabilidade, somado à melhora em outros segmentos analisados pelo estudo, fez com que o estado se mantivesse na 3ª colocação geral do ranking entre os mais competitivos do país, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. Para o governador do Paraná, Ratinho Junior, o desempenho é reflexo de políticas públicas que vem sendo implementadas desde 2019.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explica que os dados serão cuidadosamente analisados e vão servir de base para o aprimoramento de políticas públicas.
O maior crescimento proporcional do Paraná foi no indicativo potencial de mercado, com um salto de 13 posições, passando da 24ª para a 11ª posição.
Confira abaixo o desempenho do estado nos demais indicativos:
Sustentabilidade Ambiental: 1º lugar (nota 100)
Eficiência da Máquina Pública: 2º lugar (nota 94.78)
Capital Humano: 4º lugar (nota 82.42)
Inovação: 4º lugar (nota 70.38)
Infraestrutura: 4º lugar (nota 56.21)
Educação: 5º lugar (nota 71.22)
Sustentabilidade Social: 5º lugar (nota 83.87)
Solidez Fiscal: 8º lugar (nota 62.67)
Segurança Pública: 10º lugar (nota 60.09)
Potencial de Mercado: 11º lugar (nota 49.97)
Informação: Vanessa Fontanella