Stellantis alcança meta de reduzir estoques nos EUA em 100 mil veículos

A Stellantis atingiu sua meta de reduzir seus estoques nos Estados Unidos em mais de 100 mil veículos no final do ano passado, disse nesta sexta-feira (10) o chefe da montadora na América do Norte, no Salão do Automóvel de Detroit.

Antonio Filosa, que lidera as operações norte-americanas da montadora desde outubro do ano passado, detalhou os esforços para reverter o declínio dos negócios regionais após a saída abrupta do ex-presidente-executivo Carlos Tavares.

Filosa afirmou que a empresa tem feito “progresso muito grande” em direção à redução dos estoques excessivos nas concessionárias, oferecendo grandes descontos aos consumidores. “Isso nos custou muito, mas era necessário”, acrescentou.

Em setembro, a Stellantis estabeleceu publicamente a meta de acumular um estoque nas concessionárias de no máximo 330 mil veículos até o final do ano.

Tavares renunciou em 1º de dezembro, quase 18 meses antes do término de seu contrato, em meio à crescente preocupação de fornecedores, revendedores de automóveis, acionistas e do conselho da montadora sobre sua estratégia na América do Norte.

Até que o conselho defina um novo presidente-executivo, um comitê executivo interino, liderado pelo presidente do conselho, John Elkann, está administrando a montadora, que tem 14 marcas, incluindo Jeep e Ram nos EUA e Fiat e Peugeot na Europa.

Filosa é visto como um dos favoritos para se tornar o próximo presidente-executivo da companhia.

A estratégia agressiva de preços de Tavares contribuiu para o aumento dos estoques e para a queda das vendas na América do Norte, tradicionalmente a maior fonte de lucros da montadora.

Filosa disse que o próximo presidente-executivo terá de ser ágil para enfrentar uma série de desafios, incluindo a demanda incerta por veículos elétricos, além de desafios tecnológicos.

A Stellantis e outras montadoras dos EUA poderão enfrentar contratempos se o presidente eleito norte-americano, Donald Trump, cumprir sua promessa de impor tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá.

A montadora produz alguns de seus populares automóveis Jeep e Ram no México e os importa para os EUA.

Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Stellantis alcança meta de reduzir estoques nos EUA em 100 mil veículos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.