Caixas-pretas de avião da Jeju Air pararam de gravar minutos antes do acidente

Os gravadores de voo do avião de passageiros que caiu na Coreia do Sul no mês passado, matando mais de 170 pessoas, pararam de funcionar minutos antes da aeronave realizar um pouso forçado e explodir na pista, disseram investigadores no sábado (11).

Autoridades que investigam o acidente aéreo mais mortal do país em quase três décadas esperavam que as informações das chamadas caixas-pretas esclarecessem o motivo da tragédia, que aconteceu no dia 29 de dezembro.

O desastre matou 179 passageiros e tripulantes. Duas pessoas sobreviveram.

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul disse no sábado (11) que tanto o gravador de voz da cabine (CVR) quanto o gravador de dados de voo (FDR) do Boeing 737-800 pararam de funcionar cerca de quatro minutos antes do acidente.

Em um comunicado, o ministério disse que não estava claro por que os dispositivos pararam de gravar, acrescentando que trabalhará para determinar a causa.

“Os dados do CVR e do FDR são dados importantes para investigações de acidentes, mas os trabalhos são conduzidos por meio de investigação e análise de vários dados, então planejamos fazer o nosso melhor para identificar com precisão a causa do acidente”, disse o ministério.

O gravador de voz da cabine foi primeiro analisado localmente e depois enviado aos Estados Unidos para verificação cruzada, disse o ministério.

O gravador de dados de voo, que estava danificado e sem um conector, foi enviado ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA na semana passada para análise, depois que autoridades sul-coreanas concluíram que não poderiam extrair dados do dispositivo devido aos danos.

A CNN entrou em contato com o NTSB para comentar.

 

O acidente foi o mais mortal no país desde 1997, quando um Boeing 747 da Korean Air Lines caiu na selva de Guam, causando a perda de 228 vidas.

Ainda não está claro o que causou isso, e a investigação deve levar meses.

Imagens do acidente mostraram que nem o trem de pouso dianteiro nem o traseiro estavam visíveis no momento do pouso forçado.

Antes do pouso de emergência, o piloto fez um pedido de socorro e usou os termos “colisão com pássaros” e “arredondamento”, de acordo com as autoridades, que também disseram que a torre de controle havia alertado o piloto sobre pássaros na área.

Outro ponto de discórdia foi o aterro de concreto que o avião atingiu ao pousar. Muitos aeroportos não têm estruturas semelhantes tão perto das pistas, de acordo com especialistas em aviação.

A polícia sul-coreana também invadiu o escritório da Jeju Air em Seul e a operadora do Aeroporto Internacional de Muan na semana passada como parte de sua investigação, informou a Reuters.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caixas-pretas de avião da Jeju Air pararam de gravar minutos antes do acidente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.