Operação Torniquete: polícia combate roubo de veículos pelo Comando Vermelho na Maré

Na manhã desta segunda-feira (13), foi deflagrada a “Operação Torniquete” pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, visando desmantelar a influência do Comando Vermelho no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. A operação está em andamento, e por enquanto três prisões foram efetuadas.

A operação ocorre nas comunidades dos Prazeres, Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa, e Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré. A ação investiga um grupo responsável por ordenar roubos de veículos e envolvido em um assalto a banco ocorrido em 2023, no centro da cidade.

A investigação indica que os crimes fazem parte de um plano coordenado pela organização para financiar suas atividades e conflitos territoriais.

Mandados e prisões

As autoridades cumprem mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho, que age nessas comunidades e tem ligações diretas com a prática de crimes para o financiamento da facção.

A ação conta com o apoio de equipes especializadas, como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), o Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), o Comando de Operações Especiais (COE), o Grupamento Aeromóvel (GAM) e o Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR).

Segundo informações de inteligência da polícia, os crimes também servem para garantir pagamentos a familiares de faccionados, tanto presos quanto em liberdade.

A operação está em andamento, e por enquanto três prisões foram efetuadas. As investigações apontaram que um roubo a uma agência bancária, em 2023, foi autorizado pelo gerente do tráfico de drogas do Morro dos Prazeres.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação Torniquete: polícia combate roubo de veículos pelo Comando Vermelho na Maré no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.