Judoca de São José dos Campos busca terceira medalha da modalidade nas Olimpíadas de Paris


Rafael Macedo inicia busca pelo título olímpico a partir das 5h desta quarta-feira (31). Rafael Macedo foi prata nos 90kg no judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Anderson Neves/CBJ
O judoca Rafael Macedo, de São José dos Campos, estreia nas Olimpíadas de Paris nesta quarta-feira (31) em busca da terceira medalha do judô brasileiro nos jogos.
William Lima, com a prata, e Larissa Pimenta, com o bronze, abriram caminho para o judoca buscar mais uma medalha na modalidade. Com 26 medalhas, o judô é a modalidade que mais rendeu premiações ao Brasil na história das Olimpíadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Rafael Macedo, de 29 anos, representa o Brasil na categoria para homens até 90 quilos. A jornada nas Olimpíadas de Paris para o joseenses começa pouco depois das 5h, quando enfrenta Noel Van End, dos Países Baixos pela primeira rodada.
Judôca Rafael Macedo é campeão mundial sub-21
Essa é a segunda vez que o judoca joseense disputa os Jogos Olímpicos.
A primeira vez que representou o país na competição foi em 2021, nos jogos de Tóquio. Naquela edição Rafael teve uma participação relâmpago, sendo eliminado com 30 segundos na primeira luta após sofrer um ippon para Islam Bozbayev, atleta do Cazaquistão.
Caminhada até as Olimpíadas
Rafael Godoy de Macedo nasceu em São José dos Campos e começou no judô logo aos 5 anos de idade. A ideia do pai era que o filho aprendesse sobre artes marciais e sobre disciplina, mas Rafael seguiu focado no esporte até se tornar um judoca de ponta.
Em 2013, depois de muitos anos treinando em São Paulo, Rafael recebeu um convite para representar uma equipe do Rio Grande do Sul, onde passou a treinar diariamente com grandes nomes da modalidade, como os medalhistas olímpicos Mayra Aguiar e Felipe Kitadai.
Rafael Macedo nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021
REUTERS/Annegret Hilse
Os treinos deram resultado e, logo um ano depois de ingressar na equipe, Rafael Macedo venceu o Mundial sub-21.
Em 2019 e 2021 Rafael integrou as equipes que ficaram em 3º lugar no mundial e, em 2022, ficou novamente em 3º lugar no World Masters, um dos campeonatos mais importantes da modalidade. Por fim, em 2023, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
Rafael Macedo, de São José dos Campos, conquista medalha no Masters de Judô
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.